Marcado por uma maior diversidade e algumas surpresas, a Academia divulgou a lista de indicações para o Oscar de 2021. Aos poucos, começamos a sentir a influência da renovação dos votantes, já que a Academia tem promovido um aumento no número de integrantes estrangeiros, tanto latinos, quanto asiáticos e africanos (esse grupo ainda em menor quantidade), o que aumenta a representatividade, além de abrir um leque maior de gêneros e estilos de filmes na premiação. Isso porque o Oscar era historicamente a premiação do drama clássico hollywoodiano, rejeitando gêneros como comédia, terror, fantasia e ação.
Entretanto, as indicações de filmes como “Bela Vingança” para Filme, Direção, Roteiro Original e Atriz, “Druk” para Direção e “Borat 2” para roteiro e Atriz Coadjuvante mostram que “Parasita” não foi uma exceção tão distante e a premiação se abre mais para ótimas comédias, sátiras e filmes internacionais. Terror e ação ainda precisam percorrer um longo caminho até serem reconhecidos. Além disso, pela primeira vez tivemos duas mulheres indicadas para a categoria de Direção em uma mesma edição. Até então, tinham sido apenas cinco nomeadas em toda a história do Oscar, com apenas uma vitória.
Assim, com as indicações de Emerald Fennell, Chloe Zhao, Thomas Vintenberg e Lee Isaac Chung, a categoria de direção teve ao todo duas mulheres (Zhao e Fennell) , dois estrangeiros (Zhao e Vintenberg) e mais um filho de estrangeiro (Chung), algo para lá de histórico. Além disso, as categorias de atuação trouxeram bastante representatividade com Viola Davis, Andra Day, Chadwick Boseman (indicação póstuma), Riz Ahmed, Steven Yeun, Maria Bakalova, Yuh-Jung Youn, Daniel Kaluuya, Leslie Odom Jr. e Lakeith Stanfield. Ao todo, foram seis negros e quatro estrangeiros ou filho de estrangeiros nessas categorias, o que também é histórico.
Vale destacar também “Mank”, filme com mais indicações (10), algo para lá de esperado, por causa da qualidade técnica do longa, mas que ficou de fora de duas categorias cruciais (roteiro e montagem) para ter chances a Melhor Filme. Além de “Nomadland” (grande favorito aos dois prêmios principais) e “Bela Vingança”, que confirmaram o favoritismo ao serem indicados para Filme, Direção, Roteiro, Montagem e Melhor Atriz. “Os 7 de Chicago”, com seis indicações, segue como um dos favoritos, mas a ausência de Aaron Sorkin para direção não era esperada. “Minari”, apesar de ficar fora em montagem, mostra força com as esperadas indicações a Filme, Direção, Roteiro Original, Ator e Atriz Coadjuvante.
Duas surpresas positivas são “Judas e o Messias Negro” e “Sound of Metal”, com seis indicações cada (igualando Nomadland, “Minari”, “Meu Pai” e “Os 7 de Chicago”), incluindo Melhor Filme e Roteiro Original. Além disso, a indicação de Lakeith Stanfield para ator coadjuvante foi a mais inesperada da premiação. Nesse sentido, favoritos a vagas em Melhor Filme e Roteiro Adaptado, “Relatos do Mundo” e “A Voz Suprema do Blues” foram os grandes derrotados do dia, ao não aparecer nessas categorias. “Uma Noite em Miami”, que tinha indicações esperadas para Filme e Direção, também decepcionou, terminando com apenas três indicações.
No geral, as indicações marcaram uma nova visão de votantes, mais plural e justa, e trouxeram surpresas bastante positivas, em uma premiação marcada pelo equilíbrio (apenas “Mank” teve mais de seis indicações, enquanto oito obras tiveram pelo menos cinco nomeações) e um domínio já esperado da Netflix.
Veja a lista completa de indicações ao Oscar 2021:
Melhor filme
- “Meu pai”
- ‘”Judas e o messias negro”
- “Mank”
- “Minari”
- “Nomadland”
- “Bela vingança”
- “O som do silêncio”
- “Os 7 de Chicago”
Melhor atriz
- Viola Davis – “A voz suprema do blues”
- Andra Day – “Estados Unidos Vs Billie Holiday”
- Vanessa Kirby – “Pieces of a woman”
- Frances McDormand – “Nomadland”
- Carey Mulligan – “Bela vingança”
Melhor ator
- Riz Ahmed – “O som do silêncio”
- Chadwick Boseman – “A voz suprema do blues”
- Anthony Hopkins – “Meu pai”
- Gary Oldman – “Mank”
- Steve Yeun – “Minari”
Melhor direção
- Thomas Vinterberg – “Druk – Mais uma rodada”
- David Fincher – “Mank”
- Lee Isaac Chung – “Minari”
- Chloé Zhao – “Nomadland”
- Emerald Fennell – “Bela vingança”
Melhor atriz coadjuvante
- Maria Bakalova – “Borat: fita de cinema seguinte”
- Glenn Close – “Era uma vez um sonho”
- Olivia Colman – “Meu pai”
- Amanda Seyfried – “Mank”
- Yuh-Jung Youn – “Minari”
Melhor ator coadjuvante
- Sacha Baron Cohen – “Os 7 de Chicago”
- Daniel Kaluuya – “Judas e o messias negro”
- Leslie Odom Jr. – “Uma noite em Miami”
- Paul Raci – “O som do silêncio”
- Lakeith Stanfield – “Judas e o messias negro”
Melhor filme internacional
- “Druk – Mais uma rodada” (Dinamarca)
- “Shaonian de ni” (Hong Kong)
- “Collective” (Romênia)
- “O homem que vendeu sua pele” (Tunísia)
- “Quo vadis, Aida?” (Bósnia e Herzegovina)
Melhor roteiro adaptado
- “Borat: fita de cinema seguinte”
- “Meu pai”
- “Nomadland”
- “Uma noite em Miami”
- “O tigre branco”
Melhor roteiro original
- “Judas e o Messias negro”
- “Minari”
- “Bela vingança”
- “O som do silêncio”
- “Os 7 de Chicago”
Melhor figurino
- “Emma”
- “A voz suprema do blues”
- “Mank”
- “Mulan”
- “Pinóquio”
Melhor trilha sonora
- “Destacamento blood”
- “Mank”
- “Minari”
- “Relatos do mundo”
- “Soul”
Melhor animação
- “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”
- “A Caminho da Lua”
- “Shaun, O Carneiro: O Filme – A fazenda Contra-Ataca”
- “Soul”
- “Wolfwalkers”
Melhor curta de animação
- “Burrow”
- “Genius Loci”
- “If Anything Happens I Love You”
- “Opera”
- “Yes People”
Melhor curta-metragem em live action
- “Feeling Through”
- “The Letter room'”
- “The Present”
- ‘”Two Distant Strangers”
- “White Eye”
Melhor documentário
- “Collective”
- “Crip Camp”
- “The Mole Agent”
- “My Octopus Teacher”
- “Time”
Melhor documentário de curta-metragem
- “Collete”
- “A Concerto is a Conversation”
- “Do Not Split”
- “Hunger Ward”
- “A Love Song for Natasha”
Melhor som
- “Greyhound: Na mira do inimigo”
- “Mank”
- “Relatos do mundo”
- “Soul”
- “O som do silêncio”
Canção original
- “Fight for you” – “Judas e o messias negro”
- “Hear my voice” – “Os 7 de Chicago”
- “Husa’vik” – “Festival Eurovision da Canção: A saga de Sigrit e Lars”
- “Io sì” – “Rosa e Momo”
- “Speak now” – “Uma noite em Miami”
Maquiagem e cabelo
- “Emma”
- “Era uma vez um sonho”
- “A voz suprema do blues”
- “Mank”
- “Pinóquio”
Efeitos visuais
- “Problemas Monstruosos”
- “O céu da meia-noite”
- “Mulan”
- “O grande Ivan”
- “Tenet”
Melhor fotografia
- “Judas e o Messias Negro”
- “Mank”
- “Relatos do Mundo”
- “Nomadland”
- “Os 7 de Chicago”
Melhor montagem
- “Meu Pai”
- “Nomadland”
- “Bela Vingança”
- “O Som do Silêncio”
- “Os 7 de Chicago”
Melhor design de produção
- “Meu Pai”
- “A Voz Suprema do Blues”
- “Mank”
- “Relatos do Mundo”
- “Tenet”