Artista e designer gráfico, Zoran Cardula teve a interessante ideia de criar pôsteres de filmes em estilo russo de vanguarda. Com início em 1850 e fim em 1960, a vanguarda russa corresponde a uma onda de arte moderna de vanguarda que exerceu bastante influência no surgimento no Império Russo e na União Soviética.
Cardula mora em Skopje, a capital e a maior cidade da Macedônia do Norte. Ele nasceu em Krusevo, vila mais alta da Macedônia do Norte. O artista possui o hábito de colecionar objetos antigos. Uma das coisas que ele mais gosta de fazer é transformar estes mesmos objetos em arte contemporânea. Em seu vocabulário visual e conceitual, ele inclui técnica de pintura clássica, formas de design moderno, etc.
Como o pôster se popularizou ao longo dos anos, tornando-se parte fundamental da divulgação das obras do cinema mundial, Zoran teve a ideia de unir as duas coisas e criar pôsteres em estilo russo de vanguarda para ver como ficariam. E, nesse sentido, ele acertou demais! Entre os exemplos de filmes usados por ele, destacam-se Duna (diretor Denis Villeneuve), Matrix Resurrections (diretora Lana Wachowski), Coringa (diretor Todd Phillips) e Dor e Glória (diretor Pedro Almodóvar). Confira!
Veja também: