Faroeste já foi o gênero cinematográfico mais popular no mundo. Muitas e muitas produções dominaram o cinema clássico hollywodiano por mais de duas décadas, algo semelhante aos filmes de super-heróis atualmente. Entretanto, com o tempo, o faroeste saturou e foi perdendo interesse do público. E atualmente são poucas as obras novas do gênero.

Porém, por sorte, os fãs do gênero tem um prato cheio no catálogo da Netflix, que reúne alguns dos maiores clássicos com outros mais recentes. Pensando nisso, eu montei uma lista, no meu canal, o 16mm, com 7 filmes de faroeste que estão na Netflix. Assista ao vídeo com a lista completa. Falarei apenas sobre alguns deles abaixo.

Era Uma Vez No Oeste

Dirigido por Sergio Leone e com a trilha sonora de Ennio Morricone, “Era Uma Vez No Oeste” é para muitos o melhor faroeste de todos os tempos. Protagonizado por Charles Bronson, o longa conta uma história de vingança, enquanto explora os dramas dos personagens em relação ao ambiente e à época em que vivem.

Além disso, Morricone compõe uma trilha para cada um de seus personagens centrais, o que engrandece o desenvolvimento deles, ao mesmo tempo que cria uma expectativa do que esperar de cada um.

Os Indomáveis

faroeste netflix

Dirigido por James Mangold, “Os Indomáveis” é um remake de “3:10 To Yuma” (1957). O longa conta a história de um fazendeiro (Christian Bale) que aceita levar um fora-da-lei altamente perigoso (Russell Crowe) até a prisão de Yuma. Essa dinâmica cria uma constante tensão por temermos pela vida do rancheiro, ao mesmo tempo que descobrimos que eles não são tão diferentes quanto pensam.

Bravura Indômita

Um dos melhores faroestes desse século, “Bravura Indômita” é um remake do filme de 1969 e traz uma garota buscando vingança sendo ajudada por um pistoleiro no fim de carreira. Dirigido pelos irmãos Coen, o longa tem o humor e o pessimismo que os dois sabem empregar como poucos.

Além disso, o elenco é repleto de grandes atores, como Jeff bridges, Matt Damon, Hailee Stenfield e Josh Brolin.

Os Brutos Também Amam

faroeste

Um dos grandes clássicos do gênero, “Os Brutos Também Amam” ficará no catálogo da Netflix até dia 01/08 apenas e merece ser conferido antes disso. O longa de George Stevens conta a história do pistoleiro Shane (Alan Ladd), que chega a uma cidadezinha em busca de paz.

Mas, ao se afeiçoar por uma família local, ele decide defender aquelas pessoas de um comandante que explora os moradores da cidade. Ao voltar a agir como pistoleiro, o protagonista percebe que nunca conseguirá sair desse mundo de matança que o cercou a vida inteira. É um dos faroestes clássicos mais pessimistas e que menos romantiza a figura do pistoleiro forasteiro.

Veja esses posts também: