Diferente da lista dos melhores filmes do ano passado, essa aqui vai ser mais curtinha e pode ter algumas produções ignoradas, já que não assisto tantas séries quanto filmes. Por isso, nomes muito comentados como “O Caso Evandro”, “White Lotus” e “Succession” não aparecerão na lista. Além disso, considerei apenas séries que chegaram oficialmente no Brasil em 2021, o que exclui, por exemplo, a oitava temporada de “Brooklyn 99”.
Mas antes de falar sobre as cinco principais, gostaria de deixar cinco menções honrosas de séries que eu gostei (ou estou curtindo muito). É o caso da segunda temporada de “The Witcher”, que evolui bastante narrativamente em relação ao primeiro ano, da comédia juvenil “Sex Education”, que continua afiadíssima como sempre, além das três séries de Star Wars iniciadas em 2021, as animações “Visions” e “The Bad Batch”, além de “O Livro de Boba Fett”, que ainda tem episódios sendo lançados.
Vamos então às minhas cinco séries preferidas de 2021, sem ordem de qualidade ou preferência:
Invencível (Amazon Prime Video)
A melhor série de super-heróis e animada do ano mostra mais uma vez o potencial da animação para se libertar de qualquer amarra narrativa. Repleta de sangue, palavrões e reviravoltas, a série dificilmente funcionaria em live action (apesar de poder ser comparada com “The Boys” em alguns quesitos) e veio para mostrar mais uma vez o quanto a animação é um estilo subestimado.
Ted Lasso (Apple TV+)
Melhor série de comédia da atualidade, “Ted Lasso” retorna para a segunda temporada com a mesma graça e coração da temporada anterior. Mais do que apenas piadas, a série é capaz de emocionar sem precisar apelar para os clichês de sempre e o faz quase sempre por meio do talento de Jason Sudeikis.
Mare of Easttown (HBO Max)
Dominada pela grande atuação de Kate Winslet, “Mare of Easttown” é mais uma produção madura da HBO a abordar uma investigação criminal sob uma ótica muito mais complexa. A procura por um culpado nem sempre é o mais importante, e temos tempo para questionar a ação de todos os personagens e como eles suas ações são controladas pelo entorno daquela sociedade.
Cenas de um Casamento (HBO Max)
Hagai Levi pegou a difícil missão de adaptar uma obra de Ingmar Bergman e nos presenteou com uma das melhores séries de 2021. Construída por meio de vários saltos temporais, acompanhamos dois personagens complexos que se amam, mas nem sempre estão na mesma página.
Porém, o grande destaque mesmo está nas atuações de Oscar Isaac e Jessica Chastain e em como o diretor consegue construir mensagens de forma super sutil.
Missa da Meia-Noite (Netflix)
Repleta de monólogos e situada em um pequeno vilarejo, “Missa da Meia-Noite” mostra mais uma vez o grande talento que é Mike Flanagan, em sua terceira minissérie e quarta produção para a Netflix. É uma daquelas obras que consegue subverter as expectativas e mudar de rumo e gênero com rara felicidade. Dizer mais do que isso seria estragar a experiência de quem ainda não assistiu.