No próximo domingo, 27 de março, acontece o Oscar 2022. Até pouco, tudo levava a crer que o grande vencedor da noite seria “Ataque dos Cães”, filme da Netflix dirigido por Jane Campion e que havia vencido todos os principais prêmios da temporada até então. Porém, o cenário começou a mudar um pouco na última semana.
Tudo começou com Sam Elliott, que fez declarações levantando uma bandeira que parece ter adeptos entre os votantes da Academia. O Ator, em fala homofóbica e ignorante, criticou o filme da Netflix por sugerir homossexualidade para um cowboy e por ter sido filmado fora dos Estados Unidos. Entretanto, fica claro o desconhecimento do ator com o próprio gênero, já que há diversos filmes do western revisionista que desconstroem o cowboy clássico, algo que ocorre desde a década de 1960. Além disso, grandes faroestes foram filmados fora dos Estados Unidos, como é o caso dos filmes do mestre Sergio Leone e todo o western spaghetti.
Porém, os efeitos de tal declaração e o grande investimento da Apple em seu filme “No Ritmo do Coração” começaram a serem sentidos no último final de semana. O longa, com uma pegada bem sessão da tarde, venceu o Prêmio do Sindicato dos Produtores (PGA), a principal prévia para o Oscar de Melhor Filme, e agora se tornou o favorito, ao lado de “Ataque dos Cães”, para a categoria. Qualquer um que não seja um dos dois não parece ter chances de vitória.
Já em quantidade de prêmios recebidos, “Duna” deve sair como o maior vitorioso da noite, já que promete dominar as categorias técnicas do Oscar 2022. É provável que este ano seja bastante equilibrado, com no máximo três ou quatro filmes levando mais de uma estatueta para casa.