No dia 4 de maio ocorreu o Star Wars Day (May the 4th be with you) e, pensando nisso, decidi fazer um vídeo recomendando 10 obras desse rico universo de fantasia e ficção científica no meu canal, o 16mm. Assim, quem quer conhecer mais do universo pode aproveitar para fazer isso no mês de Star Wars.
Para isso, eu chamei o João Jedi, do canal Diário Rebelde, e dividimos essas dez recomendações entre livros, histórias em quadrinhos, séries animadas e games. Já que a ideia do vídeo era justamente ir além dos filmes e séries em live action, que são os mais populares. As únicas regras impostas foram: ter versão em português e fazer parte do cânone atual de Star Wars.
Veja o meu vídeo abaixo:
O que é cânone/universo expandido?
Cânone são obras que pertencem ao universo, entrelaçando diversas mídias. Então, por mais que Star Wars só ande para frente com os filmes, livros, HQs, Games, guias e séries também fazem parte desse universo.
Só que no caso de Star Wars, o que determina esse cânone atual são escolhas da Disney, que comprou a Lucas Film há quase 10 anos. Com isso, continuaram fazendo parte desse universo expandido filmes da saga principal e duas séries animadas (Clone Wars e Rebels), enquanto as HQs, livros e games anteriores foram considerados “legends”. Como se fossem lendas que não pertencem oficialmente àquele universo. Dessa forma, a Disney investiu em construir um novo cânone, mais organizado, com novos livros, games, guias, séries e HQs, em torno dos filmes da saga principal e das duas séries mais bem sucedidas.
Por isso, recomendamos desde livros da nova e ótima fase de Star Wars, a Nova República (mais de 200 anos antes do filme “A Ameaça Fantasma”), até obras interligadas com os filmes, como as séries “Clone Wars” e “Rebels”, ou histórias novas, mas próximas temporalmente, como é o caso do jogo “Star Wars: Jedi – Fallen Order”.