“Better Call Saul” é o prequel de “Breaking Bad” e conta a história de Saul Goodman antes e depois dos acontecimentos da série original.
A série está disponível na Netflix.
É Bom?
“Better Call Saul” é uma aula de como se fazer um prequel.
Vince Gilligan, ao lado de Peter Gould, tem a difícil missão de retornar a um universo que parecia intocável. Para muitos, “Breaking Bad” é a maior (ou uma das melhores) série de todos os tempos. Então, por que voltar a essa obra quase perfeita para falar sobre o advogado caricato?
Mais uma vez o criador e roteirista demonstra uma gigante habilidade para contar uma história a longo prazo, que vai se mutando assim como o seu predecessor e fecha as poucas pontas que tinham ficado soltas depois da série original (o restante foi realizado no filme “El Camino”).
Somos levados a acompanhar o homem por trás daquela máscara espalhafatosa. O Jimmy que se esconde dentro do Saul. Assim, a obra se inicia como algo meio distante, focado na advocacia, os golpes desse malandro, seus dramas familiares e tudo que dá errado em sua vida. Tudo isso com foco quase que total em personagens novos (exceção feita a Jimmy e Mike).
Só depois de mostrar sua essência que a obra começa a mergulhar no universo total da obra original, retratando mais uma vez como a vida naturalmente leva as pessoas para aquele mundo criminoso.
Com isso, a todo instante a obra compara Jimmy com Walter White, acima de tudo para os diferenciar em intenções quando o personagem é obrigado a tomar decisões difíceis.
E, em meio a essa trama envolvente do passado do personagem, que mostra ainda mais sobre Saul, Gus e Mike, a obra salta para o depois de “Breaking Bad”. Em preto e branco vemos um cara que vive uma vida sem o glamour e a alegria de antes. Não à toa, a cor só aparece no reflexo do óculos ou no cigarro aceso, já que são os momentos que o passado apresenta algum fragmento no presente.
Gilligan, Gould e seu elenco magistral fazem de “Better Call Saul” uma obra ainda mais preocupada com sua construção narrativa e dramática. Não é loucura dizer que o prequel tem mais coração do que original até. Sem dúvidas, a obra entra para a história da televisão.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Better Call Saul
Data de lançamento: 16 de agosto de 2022
Elenco: Bob Odenkirk, Rhea Seehorn, Jonathan Banks
Gêneros: Drama, Crime
Nacionalidade: EUA