“Fúria Primitiva” marca a estreia de Dev Patel na direção de longas, além de protagonizar o filme de ação hollywoodiano ambientado na Índia.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
“Fúria Primitiva” se inspira e nega John Wick, mas sua busca por uma seriedade temática é destruída pela inabilidade de Patel em lidar com o gênero e com a Índia por uma ótica indiana.
Não bastasse a diferença entre protagonistas e contextos, o longa faz questão de negar John Wick verbalmente. Ao mesmo tempo, o peso que o filme carrega sobre as obras de vingança em Hollywood continua presente aqui, desde apetrechos como o terno, até as luzes neon e uma suposta paixão do longa pela ação.
Mas, na prática, Patel nada tem de Stahelski em sua encenação, a grande marca de John Wick para esse gênero. O que existe é um retrocesso àqueles filmes de ação do começo do século em que a inabilidade de encenar lutas e perseguições transforma tudo em uma câmera tremida que impede o espectador de apreciar o que teoricamente ocorre no mundo do filme.
Assim, a contradição se torna mais presente quando Patel, britânico filho de indianos, deseja ser mais do que um filme de ação (como se isso fosse necessário). Mas na sua busca por comentários sociais sobre o país que seus pais nasceram ele pouco vai além da visão e, sobretudo, estética do sofrimento que Hollywood sempre fez, com direitos àqueles filtros amarelados típicos em como os americanos retratam países do sul global.
Entretanto, esse olhar para Índia por uma ótica ocidental se torna ainda mais problemática quando pensamos no gênero que tudo isso se insere. Ou seja, estamos falando de um cinema indiano que tem na ação e na vingança contra o estado opressor uma de suas principais marcas e melhores filmes. Mas Patel parece desconhecer ou não ter coragem de adentrar a Índia enquanto estética. Escolhe o lugar seguro, nega a fantasia e o exagero, e fica naquela abordagem sisuda e supostamente realista que Hollywood ama vender para o mundo.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Monkey Man
Data de lançamento: 23 de maio de 2024
Direção: Dev Patel
Elenco: Dev Patel
Gêneros: Drama, Ação
Nacionalidade: EUA