“The Acolyte” marca a primeira produção live action de Star Wars a retornar para um período anterior à trilogia prequel, abordando o final da Alta República, que tem ganhado espaço em livros, quadrinhos e jogos de video game.

A sériee está disponível no Disney+.

É bom?

“The Acolyte”  abre as portas para a ligação entre a Alta República e as Prequels com bons conceitos e cenas de ação, mas protagonistas insossas.

Debruçar-se sobre o universo de Star Wars tem se tornado missão cada vez mais complicada, sobretudo após a trilogia sequel e o terrível “Ascensão Skywalker”. A fan base raivosa e, em grande medida, bastante preconceituosa tem assistido (ou nem visto) a cada nova obra já com o intuito de criticar e procurar “erros”, como fica claro no multirão de notas negativas em agregadores antes mesmo da série estrear.

Entretanto, “The Acolyte”, ainda sob uma estética e narrativa meio padronizada das séries da Disney (não só para esse universo, com para a Marvel e tantos outros), com direito a um último episódio corrido e cheio de easter eggs e lacunas para a segunda temporada, tem, no geral, uma boa base de iniciação para um período ainda desconhecido para o público que não conhece o universo expandido.

Assim, sobram conceitos interessantes, sobre o controle da força, quem tem direito de usá-lo e como, questionamentos aos Jedi e sua posição de poder e politicagem na República e até desse florescimento dos Sith nas sombras.

Porém, os grandes momentos estão mesmo na encenação das cenas de ação, combinando o que estamos acostumados no universo ao cinema asiático, sobretudo Wuxia. Ou seja, se George Lucas se inspirou nos filmes de samurai e em conceitos do cinema oriental para criar Star Wars, “The Acolyte” vai no Kung Fu e no Wuxia para criar sua fantasia visual.

A série só parece não conseguir ir além pela inabilidade de trabalhar suas protagonistas frente aos coadjuvantes, muito mais interessantes e sólidos em suas construções. Resta então viradas constantes e Amandla Stenberg, uma ótima atriz, mas aqui um tanto mal dirigida nos momentos mais dramáticos da personagem dupla.

The Acolyte Análise da 1ª Temporada 2

Nota:148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: The Acolyte
Data de lançamento: 16 de julho de 2024 (Episódio final)
Gêneros: Aventura, Ação
Nacionalidade: EUA