O ano de 2019 foi um dos melhores anos da história do cinema, sem dúvida o melhor do século XXI. Pensando nisso, o canal 16mm fez um vídeo listando os “10 melhores filmes de 2019”. Porém esse top 10 tem ainda mais 10 menções honrosas ao final do vídeo, para fazer jus a esse belo ano.
A única regra imposta pelo canal foi de que os filmes devem ser de 2019 e quase todos eles estrearam no Brasil neste ano também. Exceções feitas a “O Farol” (The Lighthouse), de Robert Eggers, e “Adoráveis Mulheres” (“Little Women”), de Greta Gerwig. Ambos estreiam no começo de janeiro.
Assista ao vídeo abaixo dos 10 melhores filmes de 2019:
Principais filmes
Como pode ser visto no vídeo, este ano apresentou uma grande diversidade de obras marcantes. O gênero mais popular do momento, os super-heróis, trouxe o épico “fechamento” de um ciclo do MCU em “Vingadores Ultimato” e um filme mais autoral e singular em “Coringa”.
O terror apresentou mais um ano de recuperação com longas que fogem dos clichês do gênero com “Nós”, “Doutor Sono”, “Midsommar” e “The Lighthouse”. O cinema brasileiro mostrou seu potencial mais uma vez, em meio a tanta polêmica e corte de verbas, com “Bacurau” e “A Vida Invisível”.
A Netflix finalmente emplacou uma série de ótimos longas de diferentes gêneros com o épico de máfia “O Irlandês”, o drama sobre separação “História de um Casamento”, o drama religioso “Dois Papas” e a comédia blaxploitation “Meu Nome é Dolemite”.
A ação ainda teve seu espaço com o excelente “John Wick 3: Parabellum”, o mistério voltou a ser lembrado com “Entre Facas e Segredos” e os dramas cinebiográficos com “Rocketman” e “Dor e Glória” (ainda que este não seja assumidamente baseado na vida de Pedro Almodóvar).
Mas o destaque mesmo do ano foi o sul-coreano “Parasita”. Dirigido por Bong Joon-Ho, o longa quebrou recordes de bilheteria, venceu a Palma de Ouro em Cannes e entra forte na briga pelo Oscar.