Um dos gêneros mais populares em todo o mundo são os filmes de ação. Dessa forma, nada melhor do que trazer algumas dicas de obras que estão na Netflix, para um consumo mais fácil pela maioria das pessoas. Pensando nisso, fiz uma lista em meu canal, o 16mm, com 7 filmes de ação para assistir nesse streaming.
Abaixo falarei de alguns dos filmes presentes na lista. Para quem tem Amazon, já fiz uma lista também de filmes de comédia indispensáveis presentes nesse catálogo.
Assista ao vídeo completo 7 filmes de ação para ver na Netflix:
1- O Profissional
Dirigido pelo francês Luc Besson, “O Profissional” é um atrativo por diversos motivos. Além de ser o melhor da carreira do diretor, é também o papel que fez Natalie Portman ser conhecida mundialmente. Ela tinha apenas 12 anos, mas já atuava igual gente grande. Outro fator chamativo é Gary Oldman atuando livre para seus exageros, o que sempre é muito divertido de ver.
Então, chegamos a questão central. Ademais das ótimas cenas de ação, o filme tem como diferencial a relação mais íntima e de aprendizagem mútua entre o assassino Leon (Jean Reno) e a orfã Matilda (Portman). Essa dinâmica traz muito mais empatia do que estamos acostumados em filmes de vingança.
2- Identidade Bourne
O primeiro filme de uma das melhores franquias de ação dos últimos anos (principalmente a trilogia inicial, os outros dois são fracos), “Identidade Bourne” é o que mais utiliza a ação em meio a esse thriller de perseguição. Ainda que inferior aos dois seguintes, o longa é um dos que melhor utiliza a técnica dos cortes sucessivos nessas sequências de ação, algo que passou a ser copiado a exaustão e sem sentido em diversos filmes do gênero posteriormente.
Além disso, Matt Damon encarna bem esse assassino em busca de sua identidade ao mesmo tempo que é caçado.
3- A Câmara 36 de Shaolin
Protagonizado por Gordon Liu (Pai Mei de “Kill Bill”), o longa da década de 70 é uma pérola rara na Netflix e um dos filmes mais conceituados do gênero de Kung Fu. É perceptível como o cinema oriental sempre esteve a frente de Hollywood ao filmar lutas corpo a corpo. Muito porque boa parte de seus protagonistas realmente sabiam lutar, algo raro nos EUA, o que diminui a necessidade da montagem para inserção do dublê.
Mas, acima da ação e da trama, “A Câmara 36 de Shaolin” é uma obra de amor ao Kung Fu, focada muito mais no treinamento, no templo e na filosofia por trás das artes marciais.
4- Uma Saída de Mestre
Um filme de assalto bem tradicional, “Uma Saída de Mestre” é um dos poucos remakes que honram o original. Não por ser inovador, mas por saber fazer o simples de forma digna. Bons personagens, reviravoltas bem construídas, vilão interessante, sequências de ação empolgantes, um humor que funciona e… claro, Mini Coopers. Esse é talvez o com maior valor de entretenimento na lista, apesar de estar longe de ser o melhor.