O Brasil sofre com um sistema de distribuição de filmes ruim. Por isso, é comum que dezenas de obras por ano não cheguem aos cinemas e isso vai desde filmes mais desconhecidos até longas premiados. Pensando nisso, fiz uma lista em meu canal, o 16mm, com 7 filmes recentes que precisam ser assistidos e não chegaram aos cinemas brasileiros ou entraram em pouquíssimas salas. Alguns estão presentes em streamings, enquanto outros só resta a opção do torrent.
Abaixo falarei de alguns dos filmes presentes na lista. Para quem tem Amazon, já fiz uma lista também de filmes de comédia indispensáveis presentes nesse catálogo.
Assista ao vídeo completo dos 7 filmes recentes para ver hoje:
1- Maus Momentos no Hotel Royale (2019)
Dirigido por Drew Goddard, “Maus Momentos no Hotel Royale” se passa em um hotel isolado, na década de 1960. Nele, um grupo de desconhecidos chegam no mesmo dia e coisas estranhas começam a acontecer.
Seguindo uma narrativa estilizada e que aborda diferentes pontos de vista de uma mesma história, o longa consegue criar tensão e diversão ao colocar o público para tentar descobrir sobre os personagens, enquanto tenta adivinhar o próximo passo.
O filme está no Telecine Play.
2- A Ghost Story (2017)
Dirigido por David Lowery, “A Ghost Story” acompanha um homem a partir de poucos momentos antes de sua morte. Então, o que vemos é uma longa jornada (na vida do personagem, porque o filme tem apenas 90 minutos) por diversos séculos seguindo esse fantasma. Dessa forma, a obra consegue comunicar sobre diversos aspectos reflexivos, ainda que com pouquíssima exposição, já que o fantasma não consegue se comunicar com os vivos.
Preso na mesma casa em que vivia, ele sofre com a “imortalidade”, a perda de entes queridos, o aprisionamento, a destruição social, a solidão, entre diversos outros temas.
O filme está no Amazon Prime Video.
3- O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)
Dirigido por Yorgos Lanthimos, “O Sacrifício do Cervo Sagrado” é mais um filme a ser ambientado no universo desconfortável que o diretor sabe criar. Ao criar uma impressão de realidade paralela, Lanthimos fala sobre a nossa própria sociedade extrapolando a frieza entre as relações humanas.
Porém, nesse longa, ele vai além ao sugerir ideias sobrenaturais e trazer uma violência à la Haneke como forma de colocar o público para refletir sobre os seus próprios desejos obscuros.
O filme está no Amazon Prime Video.
4- Confronto no Pavilhão 99
Dirigido por Craig S. Zhaler, um dos melhores e menos reconhecidos diretores do momento, “Confronto no Pavilhão 99” traz um Vince Vaughn em uma das melhores atuações da sua carreira. Ainda que carregado de um certo cinismo, o protagonista se vê obrigado a se degradar cada vez mais em um caminho sem volta graças a uma escolha moral que decidiu fazer.
Ao passo que o longa vai andando, Zahler mostra mais uma vez a forma distinta como trabalha a violência, de forma crua e quase naturalista. Ou seja, a velocidade da ação é reduzida, o impacto aumentado e os planos são quase todos abertos e com poucos cortes. Aqui, a violência é sobrevivência e não entretenimento.