Já são mais de 300 milhões de pessoas no mundo com depressão. O “Mal do Século”, como também ficou conhecida, é um transtorno mental frequente que pode atingir pessoas de todas as idades e tem sido uma das principais preocupações no que diz respeito à saúde mental nos últimos anos. Os dados alarmantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o quão importante é a nossa saúde mental e o quanto as discussões em torno desse tema precisam ser aprofundadas. É muito provável que você conheça pelo menos uma pessoa com depressão, então, se junte a essa causa com a gente.
Eu não sei se você sabe, mas existem alguns sintomas que indicam que uma pessoa se encontra em um estado deprimido. Coisas como cansaço constante e indisposição frequente, sensação contínua de tristeza, alterações no apetite e no sono, dores pelo corpo, redução do sentimento de prazer, isolamento social frequente são alguns exemplos do que sente uma pessoa com depressão.
E esta é uma doença que requer muito cuidado no tratamento. Isso porque, por mais que se tenha a intenção de ajudar, determinadas frases podem comprometer ainda mais a situação da pessoa com o distúrbio e, dessa forma, podem causar mais danos. Uma pessoa deprimida precisa de todo o apoio necessário para superar essa fase tão conturbada e escura, por isso, é necessário que a tratemos como um doença real e que precisa ser combatida, afinal, ela pode acarretar em suicídio.
Sendo assim, antes de tudo, precisamos estar devidamente informados para que, somente aí, possamos ajudar as pessoas que sofrem com esta anomalia psicológica. Pensando em conscientizar melhor quem não está tão por dentro do assunto, reunimos aqui algumas frases que você não deve dizer a uma pessoa com depressão. Confira!
“Você deveria sair mais”
A depressão coloca uma pessoa em uma situação sobre a qual ela não tem controle. A simples tarefa de sair da cama é um desafio que uma pessoa deprimida precisa enfrentar todos os dias, portanto, mandá-la sair de casa não vai ajudar em nada. Não é que ela não tenha a noção de que a prática de exercícios traz diversos benefícios para o corpo, mas a questão é que isso não é o suficiente. A depressão é um distúrbio que nos coloca sob sua servidão e dizer que a pessoa não sai de casa o suficiente não é algo que efetivamente a ajudará a superar isso.
“Anime-se!”
“Anime-se” é uma das frases mais comuns ditas a quem sofre de depressão. Esta é, apesar de bem intencionada, uma frase que pode deixá-la ainda mais triste. Fato é que ninguém deseja ficar triste e a depressão, por sua vez, não é apenas um sintoma de tristeza. Sentir-se entristecido é algo bastante natural, no entanto sentir-se em constante estado de tristeza profunda não é nada normal. O maior desejo de pessoas assim é se livrar deste sentimento e, ao pedir que se livrem disso, essas pessoas se sentem impossibilitadas de fazê-lo, acabando, assim, num estado ainda mais profundo de culpa. Se esta fosse a solução, os deprimidos se curariam facilmente de sua dor.
“Está tudo na sua cabeça.”
Tendo em vista a gravidade de um distúrbio como a depressão, é completamente equivocada e ignorante a afirmação de que este é um problema “que está apenas na sua cabeça”. Afirmar isto é negar a condição verdadeira da pessoa, fazendo-a se sentir ainda em um estado cada vez pior. Seus sintomas variam de mudanças no apetite e perda de sono a sensação de cansaço e invalidez. Ou seja, não é algo que “que está em sua cabeça”. O problema é verdadeiramente real.
“Você está exagerando.”
A depressão é uma doença cujos sintomas também são físicos. É, portanto, extremamente difícil seguir com a vida cotidiana. Se uma pessoa deprimida reclama de fortes dores nas costas, dores de cabeça frequentes ou piora da visão, ela não está inventando ou exagerando.
“Outros têm mais dificuldade.”
Pessoas diferentes têm diferentes níveis de tolerância diferentes, portanto, não faz sentido comparar a dor de duas pessoas. Isso deve ser terminantemente evitado quando se sabe que alguém sofre de depressão. Uma pessoa aparentar estar passando por uma situação “mais difícil” não é motivo para equiparações. Cada pessoa que esteja passando por essa fase tão difícil luta contra seus próprios problemas e, como problemas são como sao, não faz qualquer sentido achar que há alguns maiores que outros.
“Você não parece deprimido.”
Já está mais do que na hora de entender que as aparências não definem como as coisas realmente são. Uma pessoa deprimida não precisa necessariamente parecer deprimida – a depressão sorridente é uma coisa real. Essas pessoas, mesmo que se sintam péssimas por dentro, nunca mostram isso em público e usam um sorriso como uma máscara. Na verdade, seus colegas e colegas de trabalho nunca acreditariam se você lhes contasse que essa pessoa em particular está com depressão. Em vez de forçar suas opiniões sobre os outros ou julgá-los, sugerimos que você simplesmente tente compreendê-los, dar-lhes espaço e tratá-los com gentileza. Você nunca sabe o que alguém está passando, principalmente quando se trata de uma.
Veja também: