Ainda com estreia indefinida no Brasil, “Tenet”, o novo filme de Christopher Nolan, já está nas salas de cinema de alguns países europeus, como Portugal e Inglaterra (onde foi realizada a premiere do longa). Com isso, as primeiras críticas começaram a ser divulgadas, mas não foram tão entusiasmadas como sempre são os primeiros reviews das obras do diretor.
Entre as críticas mais negativas está a do Indiewire, um dos principais veículos de cinema do mundo. Nela, o crítico Mike McCahill chama o longa de “decepção” e fala que apesar de “grande e ambicioso, o Nolan está mais preso em suas próprias maquinações do que sempre foi”. Além disso, essa crítica recebeu a nota “C-“, o que é abaixo de mediano.
Mas, se a crítica do Indiewire está entre as mais negativas, até boa parte dos que gostaram do longa tiveram diversas ressalvas com ele.
Se olharmos de modo mais geral em agregadores de críticas, como Rotten Tomatoes e Metacritic, que estão longe de serem parâmetro para analisar se um filme é bom ou não, mas se bem utilizados fornecem dados interessantes sobre a reação da crítica a um filme, veremos que “Tenet” está bem abaixo de outras primeiras recepções entusiasmadas em filmes como “Dunkirk”, “Interestelar”, “A Origem” e a trilogia do “Batman”.
“Tenet” está com uma nota 70 no metascore (do Metacritic), que vai de 0 a 100, e 85% de aprovação no tomatômetro (do Rotten Tomatoes) com nota média de 7.2 (já que o site mede quem gostou ou não do longa em porcentagem e também usa uma nota média dessas críticas). Apesar de não serem notas ruins, sem dúvida estão bem abaixo da abertura média do diretor, ainda mais para um filme tão aguardado.
O que explicaria essa reação menos empolgada?
Como não assisti ainda ao longa, não posso avaliá-lo e nem dizer se as críticas fazem sentido ou não. Entretanto, há crítica no meu canal, o 16mm, feita pela Ilana Oliveira, e vocês podem conferi-la no final desse texto. Porém, há sim como se especular sobre o porque dessa recepção ligeiramente negativa.
Primeiro, é necessário pontuar que geralmente as primeiras recepções dos filmes do Nolan são entusiasmadas. Porém, ao longo das primeiras semanas, começam a aparecer mais e mais críticas negativas. Até porque, o diretor está longe de ser unanimidade dentro da crítica especializada. Há uma boa parte dos críticos que julgam os filmes do diretor como sem emoção, excessivamente autoexplicativos, exageradamente megalomaníacos, entre outros problemas recorrentes.
E é aí que pode morar o ponto central dessa recepção decepcionante para um filme tão aguardado (claro que só seria possível afirmar isso assistindo ao filme). A crítica varia muito de país para país. Por isso, é comum que a crítica brasileira ou de países europeus como França e Itália tenham grandes divergências com a americana. Até porque, a norte-americana tende a valorizar mais o espetáculo e a pirotecnia do que o restante do mundo. E “Tenet” não teve sessão ou divulgação prévia para a crítica nos Estados Unidos. O longa também só vai estrear nos cinemas por lá semana que vem.
Por isso, quase todos veículos norte-americanos tiveram de contratar críticos europeus para conseguirem reviews em seus sites. Exceção feita àqueles que enviaram seus críticos à Europa. Por isso, as críticas iniciais podem ser mais negativas do que de costume. A reação mais empolgada da crítica americana foi substituída pela maior rejeição europeia aos filmes do diretor. Dessa forma, ao invés de ser mais criticado com o passar das semanas, “Tenet” pode viver o caminho contrário, pois o longa chegará em breve nos Estados Unidos.
Mas isso é puramente uma análise de probabilidade e baseada em como geralmente se comporta a crítica em relação aos filmes do Nolan. Só saberemos se se concretizará dentro de alguns dias, quando o longa estreia nos Estados Unidos. Até lá, só há a opção de ler e ver críticas já existentes. “Tenet” só deve chegar ao Brasil no final de setembro.
Veja a crítica feita pela Ilana Oliveira, no 16mm: