“A Queda da Casa Usher” é a nova minissérie de terror do diretor Mike Flanagan para a Netflix. Dessa vez, baseada em um conto de Edgar Allan Poe.

A série está disponível no catálogo da Netflix.

É bom?

“A Queda da Casa Usher” mergulha no universo de Flanagan, ao construir um fim imutável por meio dos diálogos e do terror mais visual

Um dos nomes mais subestimados do terror atualmente, Mike Flanagan mostra mais uma vez o seu domínio que tem do gênero por meio de códigos já estabelecidos, como o susto e o gore, unindo-os a uma fantasia bem própria do terror literário.

Assim, toda a construção vai no sentido de narrar o passado, uma reconstrução de eventos que já dá essa noção de um destino que não pode ser mudado. A manipulação da narrativa se dá então ao simultaneamente olhar para o começo de tudo a fim de descontruir aquela suposta ingenuidade inicial, para o passado próximo e como este se dá também no presente.

Só que Flanagan nunca cai para a nova tendência de diminuir o terror ao transformá-lo em um mero dispositivo para a preocupação dramática maior. Pelo contrário, o drama aqui sempre vai ter um contorno fantástico e absurdo, enquanto o impacto virá por meio de o que há de mais presente historicamente no terror. É como se Flanagan usasse o drama como meio para chegar ao clímax de cada episódio, sendo esse o momento em que o horror se faz presente.

Mais uma bela minissérie do diretor responsável pela extraordinária “A Missa da Meia-Noite” e pela ótima “A Maldição da Residência Hill”.

A Queda da Casa Usher Análise da Minissérie 2

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: The Fall of the House Usher
Data de lançamento: 12 de outubro de 2023
Gêneros: Terror
Nacionalidade: EUA