“Não Abra!” é novo filme de terror do diretor indiano Bishal Dutta baseado em uma tradição cultural e entidade indianas.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
“Não Abra!” se apropria da cultura indiana para na verdade fazer o típico terror de shopping hollywoodiano.
Tornou-se cada vez mais comum grandes estúdios hollywoodianos, com um falso discurso de preocupação com outros países e culturas, vender filmes se baseando nessas culturas como grande fator de inovação e representatividade. Entretanto, quase sempre, e aqui não será diferença, esse olhar para fora dos Estados Unidos não vai muito além da premissa e de uma ou outra cena específica.
Claro que um filme comercial de terror ser falado todo em inglês não chega a ser um grande problema. Entretanto, apesar do diretor e de quase todo elenco indiano ou descendente de indianos, o filme não poderia ser mais esteticamente estadunidense, desde os sustos e a previsibilidade do horror, até uma rejeição visual ao exagero fantástico do cinema indiano.
Assim, no fim, é um filme que vende uma representatividade que não vai além da busca liberal hollywoodiana por ampliar o seu público e, consequentemente, a bilheteria. Se a China vendo seu alvo principal pela sua grande população, dessa vez, o foco foi a segunda maior população do mundo. Não passa de uma apropriação cultural em um filme que não poderia ser mais genérico.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: It Lives Inside
Data de lançamento: 2 de novembro de 2023
Direção: Bishal Dutta
Elenco: Megan Suri, Mohana Krishnan
Gêneros: Terror
Nacionalidade: EUA