A Semente do Fruto Sagrado é o novo filme dirigido por Mohammad Rasoulof, um dos grandes nomes do cinema político iraniano. O longa foi premiado no Festival de Cannes e é um dos mais cotados para o Oscar de Filme Internacional.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
Assista ao meu vídeo completo sobre, para o canal 16mm:
A Semente do Fruto Sagrado entende a progressão de um país em ebulição a partir de artifícios técnicos do agora.
Novo longa de Rasoulof se transforma nos minutos finais, saindo de um drama opressivo para uma encenação de fillme de serial killer. Tal mudança compreende bem o país que clama por mudança, assim como sua resolução de união daquelas mulheres e mãe tendo que optar entre o novo e a tradição patriarcal.
Entretanto, o longa que parece em constante metamorfose, inicialmente nos fazendo questionar quem é o verdadeiro protagonista, mas subvertendo a lógica ao dar esse lugar para as mulheres, interliga-se a partir de imagens reais.
Os vídeos na vertical de protestos contra o regime teocrático não são meros artifícios para chocar ou mostrar que aquilo é real. Vai muito além, entende no celular e a capacidade atual de transmitir ao vivo, a partir de cortes curtos na vertical, uma maneira de representar o hoje e como esse mundo interconectado tem nessas câmeras uma espécie de arma, muito mais potente que o revólver do pai.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: The Seed of a Sacred Fig
Data de lançamento: 9 de janeiro de 2024
Direção: Mohammad Rasoulof
Gêneros: Terror, Drama
Nacionalidade: Irã