“Ambulância – Um Dia de Crime” é o novo filme de ação dirigido por Michael Bay, com Jake Gyllenhaal, Yahya Abdul-Mateen II e Eiza González.
O longa chegou aos cinemas de todo o Brasil no dia 24 de março.
Vale a pena assistir?
“Ambulância” acompanha dois irmãos que sobrevivem a um assalto a banco mal realizado e agora fogem do local dentro de uma ambulância com uma enfermeira tentando salvar a vida de um policial à beira da morte.
Ainda preso aos seus excessos e fetichismos, como a câmera lenta, o plano-holandês, os flares, entre outros recursos expressivos recorrentes na carreira de Bay, pelo menos em sua nova obra ele recusa a criação de uma mitologia e até mesmo abandona um desenvolvimento narrativo mais detalhado, o que só evidenciava em seus últimos filmes o quão fraco ele é como contador de histórias.
Aqui, ele transforma seus personagens em meros estereótipos, enquanto cria conflitos bem duvidosos e ilógicos. Porém, isso se transforma em um acerto para o longa. Já que, Bay rejeita qualquer profundidade em prol de uma ação mais direta.
Somos então transportados por quase 2h para uma ambulância sendo perseguida. Ou seja, o longa se foca justamente na ação incessante. Dessa forma, Bay controla o ritmo e sufoca o público por meio de uma montagem ultradinâmica e de movimentos de câmera bastante evidentes.
Longe de ser um primor, pelo menos a nova obra do diretor é eficiente em sua simplicidade narrativa e imersão destrutiva. Vale mais a pena do que qualquer outro filme feito por ele na última década.
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Ambulance
Data de lançamento: 24 de março de 2021
Direção: Michael Bay
Elenco: Jake Gyllenhaal, Yahya Abdul-Mateen II, Eiza González
Gêneros: Ação, thriller
Nacionalidade: Estados Unidos