“Anatomy of a Fall” é o novo filme dirigido por Justine Triet, protagonizado por Sandra Huller, e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2023.

O filme foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes 2023 e já tem distribuição garantida, mas sem data, para o cinemas brasileiros.

É bom?

“Anatomy of a Fall” manipula o espectador a fim de focar teoricamente nos fatos do caso.

O novo filme de Justine Triet e com justiça vencedor do prêmio máximo do cinema cria um envolvente drama de tribunal, mas que na verdade é muito mais do que isso. Está mais para um estudo de personagem em que o espectador vira júri e deve tirar suas conclusões a partir de fatos e falta de respostas.

Entretanto, a grande sacada do filme de Triet, além da fabulosa atuação de Sandra Huller, é justamente essa suposta imparcialidade da condução da narrativa. Não há nada de inocente na forma como a cineasta filma a protagonista, quase sempre acuada, ou o promotor obcecado em colocá-la como culpada. Isso fica ainda mais claro em uma sequência que se inicia em flashback, mostra alguns acontecimentos, para depois nos esconder o desfecho e retornar para o tribunal, onde escutamos apenas o áudio daquele evento.

Essa manipulação quase escondida nos enviesa, cria ironia e torna “Anatomy of a Fall” um delicioso jogo de observação e percepção.

Anatomy of a Fall Análise do Vencedor da Palma de Ouro 2023 2

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Anatomie d’une chute
Data de lançamento: Sem data
Direção: Justine Triet
Elenco: Sandra Huller, Swann Arlaud, Milo Machado Graner, Antoine Reinartz
Gêneros: Drama, Thriller
Nacionalidade: França