Anton Gudim é o responsável por criar aquele tipo de ilustração que costuma desafiar a mente humana. Isso porque as artes criadas pelo artista russo possuem traços sombrios, sarcásticos e que propõem situações quase sempre incomuns revistas à óptica única e criativa de um artista que explora importantes questões sociais. Além disso, é possível ver outras que simplesmente são episódios aos nossos olhos julgados absurdos e perturbadores.

Anton Gudim nos faz olhar ao espelho do desconcertante

Anton Gudim costuma transformar cenas simples do cotidiano em mensagens repletas de significados a respeito da sociedade atual e coisas como padrões modernos de beleza e tendências populares são sempre abordadas em seus quadrinhos. E, para isso, muito embora as suas ilustrações tenham em geral um tom mais pasteurizado e não preto e cinza, ele se utiliza constantemente de doses de humor sombrio e dos exageros de situções praticamente surreais.

“No começo, meus quadrinhos eram apenas uma maneira de descobrir as profundezas da minha imaginação. Mas estou feliz que eles possam inspirar e divertir outras pessoas. Não quero fazer as pessoas rirem, mas acredito que é importante que os artistas adicionem um pouco de humor às suas obras ”

Sendo assim, numa tentativa de observar os vários traços dos comportamentos e manias humanos, o artista não busca compreendê-los, mas emitir sua própria visão sobre as mais diversas vertentes que os contituem. Portanto, Gudim revela em sua arte que o simples fato de fazer parte da sociedade moderna é passível de estudo e representação artística. Isso, como você já deve ter percebido, proporciona ao expediente criativo do russo uma grande oportunidade de tecer críticas à contemporaneidade e as formas de se relacionar tão comuns nos dias de hoje.

É vital destacar, por exemplo, o surrealismo presente no vocabulário artístico de Gudim que, ao buscar dar novas perspectivas a situações aparentemente pequenas e despercebíveis do cotidiano, consegue apresentar a sociedade atual sob uma óptica capaz de revelar muito mais do se vê. Assim, acontecimentos de rotina são elevados por Anton Gudim à nível de análise crítica e de um desmembramento que revela ao público uma face inquietante das sociedades modernas e das relações interpessoais, sem falar, claro, dos embates que tecemos dentro de nós mesmos.

“Todas as ideias vieram do meu entorno. Eu apenas tento dar uma nova olhada nas coisas comuns, estou sempre em busca de novas idéias, sempre fazendo anotações”

O russo sempre gostou de desenhar, ao que ele considera a arte como um hobby. Na infância, Anton já desenhava cartas e quadrinhos para seus amigos. Hoje, apesar de criar os quadrinhos, ele só consegue trabalhar nas ilustrações no tempo livre, principalmente por que se ocupa com a profissão de engenheiro. Segundo Gudim, ele ainda tem como objetivo fazer de seu hobby algo mais substancial, tornando-se, assim, um artista profissional.

O artista é seguido no Instagram por mais de 928 mil pessoas, que acompanham suas ilustrações sarcásticas capazes de desafiar a mente. Confira, portanto, algumas das ilustrações mais brilhantes de Anton Gudim.

View this post on Instagram

? . . . #gudim_art #gudimart #art #artist #illustration

A post shared by Anton Gudim (@gudim_public) on

View this post on Instagram

#gudim

A post shared by Anton Gudim (@gudim_public) on

Veja também