“Cláudio” é o novo curta-metragem brasileiro do diretor Calebe Lopes, exibido no Fantaspoa 2023, festival de cinema fantástico do Rio Grande do Sul. O curta estava de graça na plataforma Darkflix.

É bom?

“Cláudio”, novo trabalho de Calebe Lopes, une experimentação e referências, de um diretor que claramente ama o cinema.

O curta de aproximadamente 10 minutos brinca com o Giallo, subgênero do terror italiano que inspirou o Slasher, desde elementos próprios desses filmes, como o close na navalha com sangue, o assassino mascarado de luva preta, as cores vibrantes que dão uma sensação de fantasia.

Entretanto, Calebe vai além, não só ao subverter gêneros (aqui a assassina é uma mulher vestida de noiva, o que adquire o significado de quebra do patriarcado), enquanto o protagonista em perigo é um homem. Desesperado e estabanado, ele tenta fugir, enquanto a assassina vem tranquilamente, com seu salto batendo no chão dando um ar ainda mais tenso.

Ao mesmo tempo, o cineasta recusa uma narrativa fechada e se entrega à experimentação. Por meio da montagem, une formas, cores, rostos, divide a tela e cria uma fascinante experiência sensorial hiperestilizada.

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Cláudio
Data de lançamento: Sem data oficial
Direção: Calebe Lopes
Gêneros: Terror
Nacionalidade: Brasil