Samantha Fung: chinesa cria ilustrações para estimular compaixão pelos animais
Samantha Fung é uma artista chinesa de Hong Kong que tem utilizado sua arte para criar ilustrações que estimulam a compaixão pelos animais. Com isso, ela chama a nossa atenção para o consumo de carnes e para o fato de como os animais são comumente reduzidos a meros produtos comestíveis.
Os maus tratos e a violência antes e durante o consumo
No contexto cotidiano, é comum perceber várias nuances de exploração que visam a satisfazer o paladar humano. Obviamente, temos noção de que isso faz parte da nossa cultura e que mudar um hábito cultural é bastante difícil. Mas, a questão aqui é outra e você entenderá melhor!
Foi pensando nisso que, através das ilustrações, Samantha Fung deixa clara a sua intenção: evidenciar a realidade na qual muitos animais são subjugados para satisfazer os costumes culinários humanos. Dessa forma, a artista procura mostrar como a compaixão humana, unida ao que a arte é capaz de fazer, pode proporcionar uma maior conscientização em relação ao consumo desenfreado de animais e, sobretudo, como eles são tratados antes de ser mortos.
Os porcos, as aves e as vacas são os tipos de animais que mais sofrem maus tratos no mundo antes de serem consumidos. As condições às quais são expostas são extremamente cruéis e, para “denunciar” a gravidade disso, Samantha resolveu criar algumas ilustrações muito criativas e bem elaboradas.
Isso porque, segundo a artista, a produção de um hambúrguer, por exemplo, não é tão simples como parece. A supressão da vida de animais ocorre em decorrência de uma realidade complicada no matadouro, onde, na maioria das vezes, são os maus tratos que se sobressaem. Outra ilustração de Fung mostra a artista vegana retrata os olhos de um porco prestes a sangrar até a morte. Para se ter uma ideia, existe uma barbárie naturalizada na suinocultura: aqui, castração, corte de cauda e de dentes sem anestesia são práticas comuns em benefício da indústria da carne.
Samantha Fung escancara, portanto, uma realidade para a qual muitas vezes fechamos os olhos. A evidência de que os animais são submetidos a péssimos tratamentos são gigantescas e estão por toda parte.
Não estamos aqui levantando uma bandeira para a mudança radical de nossos hábitos. Não! No entanto, reavaliar nossos costumes e entender que há bastante crueldade no abate destes animais e que isso precisa mudar.
Um chamado para a reflexão através da arte
Sendo assim, a mensagem que queremos deixar aqui é a seguinte: é necessário ter olhar de maior sensibilidade sobre a causa animal. E, para isso, nada como contar com o reforço da arte. As ilustrações de Samantha nos levam a pensar mais profundamente na exploração a que os bichos são submetidos diariamente a fim de sejamos satisfeitos com o consumo de sua carne. Nosso desejo é, portanto, que haja mais consciência sobre este assunto e que a violência no trato dos animais diminua, afinal!
Veja também:
- Animais excêntricos desenhados de forma única e sem photoshop!
- Arne Fredriksen: artista inova e cria versões bizarras de animais híbridos
- Elke Vogelsang: fotógrafa de animais registra cães adoráveis enquanto eles observam a câmera
- Pôsteres de animais da década de 1930 promovem e reforçam o amor pelos bichinhos
- Você acha que os animais são felizes? Essas imagens provam que sim!