Há algum tempo tem se tornado cada vez mais exposto na mídia o quão é difícil ser mulher nos dias de hoje, principalmente quando o assunto é assédio sexual. Até onde uma cantada é inofensiva? Ou então uma abordagem indesejada na rua?
Pensando nisso, e como forma de tentar conscientizar os homens de que é assédio sexual É SIM um problema (e seríssimo), a Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá, da Colômbia, criou o jogo mobile Poder Violeta.
No jogo, você é Violeta, que após acordar atrasada, precisa chegar a tempo em uma entrevista de emprego.
No seu trajeto, é preciso desviar das pessoas, com abordagens completamente inconvenientes que homens lhe fazem durante o caminho (infelizmente coisa que nós, mulheres, estamos acostumadas), que vão desde cantadas “inofensivas”até assédio físico como passadas de mão.
Conforme as situações vão acontecendo, o jogador tem a opção de gritar, ignorar ou se defender. Se mais pessoas aparecem para ajudar, tudo é resolvido rapidamente, mas como normalmente se faz vista grossa para tais situações… gritar ou se defender geralmente não resulta em nada.
E quando não acontece nada e não vem ninguém ajudar, o jogador recebe frases na tela culpabilizando a vítima, como: quem mandou se vestir desse jeito?
Apesar do jogo estar em espanhol, é bem fácil de entender, e pode ser baixado aqui (Por enquanto disponível apenas para Android)