“Criaturas do Senhor” é o novo filme da A24 protagonizado por Emily Watson e Paul Mescal, recém indicado ao Oscar.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
“Criaturas do Senhor” e a maldição do “terror elevado” na A24.
O novo longa da A24 pode não ser um filme de terror, na verdade, em teoria ele é um thriller, mas há uma lógica semelhante aqui ao infame “pós-terror”. Trata-se de uma defesa que a própria produtora abraçou para dizer que os seus filmes de terror eram “mais do que terror” por terem uma preocupação dramática e psicológica, com metáforas e afins.
Porém, se boa parte das obras de terror da A24 são ótimas é justamente por não recusarem o gênero de terror completamente. Entretanto, cada vez mais, cineastas tentam emular essa “fórmula do drama” dentro de um filme de gênero. O problema é que muitos deles têm submetido o gênero em questão a um drama psicológico quase sempre vazio e que tenta se sustentar apenas por metáforas.
Essa ideia elitista do “drama como a verdadeira arte” domina toda a rodagem de “Criaturas do Senhor”. Apesar do trailer do longa vender um thriller, não há quase nada de mistério ou suspense aqui. Mais do que isso, a premissa do filme de investigação surge depois da metade do longa.
O problema é que tal recusa ao filme de gênero funciona ainda pior aqui, pois o foco psicológico das personagens não se sustenta além de um tema importante. Resta, então, um filme vazio e distante emocionalmente. Fica quase impossível se conectar com qualquer coisa.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: God’s Creature
Data de lançamento: 13 de Abril de 2023
Direção: Saela Davis, Anna Rose Holmer
Elenco: Emily Watson, Paul Mescal
Gêneros: Drama, Thriller
Nacionalidade: EUA