“A Última Coisa Que Ele Queria” acompanha a jornalista Elena McMahon que, ao investigar relações criminosas do governo americano, acaba se envolvendo em algo muito mais perigoso do que ela esperava.
Sobre o que é esse filme?
Depois de lançar o ótimo “Mudbound”, indicado a quatro Oscars e também da Netflix, a diretora Dee Rees voltou a aparecer no streaming com um longa que inicialmente era para ser um dos fortes candidatos às premiações de 2019. Porém, aos poucos, a Netflix começou a notar os problemas no longa e deixou para lançá-lo apenas em 2020, em uma data que não favorece muito a apreciação do público. Ou seja, quase sempre uma distribuidora sabe quando tem uma bomba na mão e esse foi o caso aqui.
“A Última Coisa Que Ele Queria” começa como um típico épico moderno de investigação jornalística que tenta descobrir a podridão do governo americano. Mas, de uma hora para a outra, o longa abandona essa narrativa para introduzir um thriller genérico e bagunçado que não faz ideia de para aonde está indo.
Com mais de uma hora de rodagem, eu me perguntava “sobre o que é esse filme?”. E essa pergunta persistiu até a chegada dos créditos. “A Última Coisa Que Ele Queria” é um filme até difícil de se criticar porque ele não tem sentido, ele não busca seguir um caminho do início ao fim. É como se o longa simplesmente decidisse mudar de rumo a cada cinco minutos.
Entretanto, isso não é algo exclusivo do roteiro, a direção de Rees também não tem qualquer consistência. Ora ela surpreende com belos planos longos e uma fotografia que enche os olhos, ora ela cria cenas extremamente genéricas e mal construídas que mais parecem ter saído de um seriado dos anos 70.
É um filme que cheira a regravação, remontagem e até reescrita do roteiro. Um daqueles projetos que foi tão mexido depois das primeiras filmagens que a diretora perde completamente o controle da obra.
Elenco
Todavia quem mais sofre com tudo isso é o ótimo elenco, responsável por ser o grande atrativo do filme. Anne Hathaway se entrega de corpo e alma ao papel, mas ela tem de viver uma protagonista com motivações confusas e ilógicas. Willem Dafoe é chocantemente mal aproveitado, em um personagem que entra na trama, muda o rumo da história e vai embora logo em seguida.
Ben Affleck, o ator de qualidade mais questionável dos três, começa o filme com um papel de relevância, de repente some por uma hora e volta apenas no final para fechar o longa (eu ia dizer “amarrar o longa”, mas essa obra não tem nada amarrada).
Então, o que temos é o filme mais bagunçado e sem sentido do ano, ainda que não seja o pior lançado em 2020 (por incrível que pareça).
Nota: 3.0
Crítica em vídeo:
Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o longa em meu canal, o 16mm.
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: The last Thing He Wanted (A Última Coisa Que Ele Queria)
Data de lançamento: 21 de fevereiro de 2020 (1h 59min)
Direção: Dee Rees
Elenco: Anne Hathaway, Ben Affleck, Willem Dafoe mais
Gêneros: Thriller, Suspense
Nacionalidade: EUA