“Dois Estranhos” conta a história de um jovem negro que revive o mesmo dia várias vezes e é sempre assassinado pelo mesmo policial branco.

O filme está na Netflix e foi indicado ao Oscar 2021 na categorias de Melhor Curta-Metragem.

Socialmente relevante

“Dois Estranhos” é mais uma obra a utilizar do efeito “Feitiço no Tempo”, que se consagrou depois do filme da década de 1990 e segue sendo repetido à exaustão. Então, a partir da definição dessa premissa/estrutura, basta analisar como cada filme vai se relacionar com essa lógica de ficção científica. Nesse sentido, o curta-metragem indicado ao Oscar 2021 transforma a repetição de eventos em uma mensagem poderosa.

Jovens negros são mortos por policiais brancos (o foco aqui é abordar o racismo local, mas pode ser fortemente ampliado para todo o mundo). As referências à George Floyd são claras, mas não só a ele como a vários outros jovens negros mortos por causa da violência policial e do racismo estrutural, o que o filme mostra claramente por meio de uma aérea.

Two Distant Strangers

Então, o curta aproveita uma estrutura naturalmente agoniante por causa do senso de aprisionamento e adiciona camadas ao trabalhar uma sucessão de assassinatos a um jovem inocente, que representa muitos mais do que apenas uma pessoa. Tal escolha narrativa funciona ainda melhor após conhecermos o protagonista desde o início, uma pessoa normal, que trabalha, sonha e só queria alimentar o seu cachorro. Isso nos aproxima imediatamente dele e faz com que cada morte seja mais dolorida.

Porém, é ao escolher subverter essa lógica e trazer uma possível mudança no assassino (que representaria uma mudança de toda a sociedade) que o curta nos desarma para o golpe final, aumentando o seu impacto e reforçando a ideia de uma luta diária que não será facilmente vencida. Sem dúvida, é curta para lá de necessário.

Nota: 7.5

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Two Distant Strangers
Data de lançamento: 09 de abril de 2021
Direção: Travon Free, Martin Desmond Roe
Elenco: Joey Badass, Andrew Howard
Gêneros: Curta-Metragem, Drama, Ficção Científica
Nacionalidade: EUA