“Encanto” acompanha Mirabel, uma jovem que mora em um vilarejo na Colômbia e tem uma família em que todos têm poderes, exceto ela.

O filme está disponível nos cinemas.

Respeitando outras culturas

Com músicas de Lin-Manuel Miranda, “Encanto” respeita a cultura colombiana em uma animação cheia de vida e identidade.

Ainda que siga uma estrutura de décadas da Disney, “Encanto” encontra sua identidade ao retratar uma relação de princesa e cultura muito diferentes do que a Disney está acostumada a fazer. Tudo bem que isso não é novidade, “Moana” e “Raya” também fizeram isso, mas nenhuma delas com tanta sensibilidade e conhecimento do terreno em que estavam pisando.

Isso porque a nova animação do estúdio tem Miranda como uma das mentes criativas. Responsável por obras como “Hamilton” e “Em Um Bairro de NY”, além de compositor das músicas de “Moana”, ele conseguiu fazer algo raro na Hollywood atual, que é se adequar a uma lógica mercadológica sem nunca perder sua visão criativa e objetivos.

Critica Encanto 2

No caso de Miranda, muito de sua carreira passa por paixão e necessidade de representar a cultura latina de forma respeitosa e sem recorrer a estereótipos, como Hollywood e as demais indústrias americanas sempre fizeram. Foi assim com “Hamilton” e “Em Um Bairro de NY” e é da mesma forma com “Encanto”.

Entretanto, se os dois primeiros falam acima de tudo sobre imigração e a vida de latinos ou descendentes de latinos nos Estados Unidos, aqui ele usa a possibilidade mais abrangente da animação para ignorar aquele país e ir direto na fonte de interesse: a Colômbia.

O longa vai então recriar cores, estilos musicais, relações familiares e mensagens que se relacionam com a vida neste país, usando muitas vezes a magia como metáfora. Isso tudo, claro, eu descobri conversando com amigos colombianos que viram e adoraram a representação do longa.

Então, à colombiana, a Disney continua a renovação de suas princesas, fugindo da ideia clássica do que é ser princesa e construindo uma personagem sob uma lógica mais próxima do nosso mundo, algo mais alcançável, ainda que o longa seja envolto em magia, tanto literal quanto metaforicamente. É uma pena que o filme não sustente seu discurso até o final e dê uma derrapada na hora de fechar.

Nota: 148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Encanto
Data de lançamento: 25 de novembro de 2021
Direção: Byron Howard, Jared Bush
Elenco: Stephanie Beatriz, Diane Guerrero
Gêneros: Musical, Romance
Nacionalidade: EUA