“Meu Nome é Dolemite” conta a história de Rudy Ray Moore durante a produção de seu filme Dolemite. Moore foi um ícone do movimento Blaxploitation e do rap.
Netflix volta a acertar
“Meu Nome é Dolemite” é mais uma boa produção da Netflix visando o Oscar 2020, no melhor ano do streaming até hoje. Com uma proposta ousada, fugindo do conteúdo família tradicional do catálogo, o longa consegue unir uma cinebiografia e um filme homenagem à ideia de produção cinematográfica dentro de um filme.
Apesar de eu achar essa última proposta extremamente fascinante, ela dificilmente é bem executada, e o longa da Netflix se une a “Ed Wood” (1994) e “Artista do Desastre” (2017) nesse sentido. Além disso, ele consegue fugir da estrutura tradicional tão repetida em cinebiografias. Ao invés de contar a história da vida de Moore, o filme acertadamente foca em um momento específico da vida do astro. Ademais, não segue a ideia de ascensão, queda e redenção, pelo menos não como uma cartilha.
Outro acerto é transportar as homenagens ao Blaxpoitation não só para as partes de filmagem de Dolemite, mas também para compor todo o universo da época, tanto no tom quanto na composição visual e nas atuações.
Eddie Murphy de volta
Mas a principal qualidade do longa é entender o seu protagonista e todas as peculiaridades dele. E, nesse sentido, vale o destaque para Eddie Murphy, que chega a sua melhor atuação da carreira. Destaque também para Wesley Snipes, que rouba a cena sempre que aparece.
É por meio da construção de personagens e do equilíbrio do tom que o filme consegue também arrancar boas risadas. Não tanto pelas piadas, mas sim através de cenas que apenas exploram a essência dos personagens e os seus exageros característicos.
Dessa forma, “Meu Nome é Dolemite” é uma aposta ousada e bem executada da Netflix. E, claro, uma delícia para aqueles que gostam do movimento Blaxploitation.
Nota: 8.5
Crítica em vídeo:
Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o primeiro longa em meu canal, o 16mm.
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: My Name is Dolemite (Meu Nome é Dolemite)
Data de lançamento: 25 de outubro de 2019 (1h 57min)
Direção: Craig Brewer
Elenco: Eddie Murphy, Wesley Snipes, Craig Robinson, mais
Gêneros: Comédia, biografia
Nacionalidade: EUA