“Minari” conta a história de uma família de sul-coreanos tentando viver o sonho americano em solo estadunidense. Eles se mudam da Califórnia para criar sua própria fazenda no estado de Arkansas, mas tudo começa a dar errado.
A outra face do sonho americano
Em 1931, James Truslow Adams disse “a vida deveria ser melhor e mais rica e mais completa para todos, com oportunidades para todos baseado em suas habilidades ou conquistas”, o que viria a ser conhecido como “O Sonho Americano” (“American Dream”). A ideia por trás do termo, que se tornou a base ideal de vida para qualquer estadunidense, já estava presente no país desde muito antes. Na Declaração de Independência, por exemplo, vemos o trecho “todos os homens são criados iguais” com direito a “vida, liberdade, propriedade e a busca pela felicidade”. Só que tal discurso não ficou preso apenas aos estadunidenses e Hollywood teve um importante papel ao importar tal ideia para todo mundo. De certa maneira, “O Sonho Americano” em muito se assemelha à “Meritocracia”, a base do capitalismo.
Entretanto, na realidade, o “Sonho Americano” não passa de uma utopia, uma ideia que só funcionaria em um mundo onde todos têm as mesmas oportunidades de atingir seus objetivos, algo completamente distante da realidade dos Estados Unidos e do Mundo, em que a desigualdade social, o trabalho infantil, o preconceito, entre outras variáveis, minam a chance de pessoas de camadas mais pobres ascenderem. É sob essa ideia que “Minari” fundamenta sua ideia central, uma família sul-coreana que vivia decentemente bem na Califórnia até o marido abandonar tudo em busca do “Sonho Americano” no Arkansas, o que aos poucos os leva à ruina.
Para isso, o diretor e roteirista Lee Isaac Chung nos transporta para os Estados Unidos dos anos 1980, década pós movimentos de contracultura, Guerra do Vietnã e dos anos finais e mais “tranquilos” da Guerra Fria, em que a ideia do “American Dream” voltava a se fortalecer no país. Ao mesmo tempo, tal período traz contornos pessoais para o diretor, já que sua vida se relaciona e muito com a do menino David (interpretado pelo promissor Alan Kim). Chung nasceu em Denver, filho de pais sul-coreanos, viveu o começo da vida em Atlanta e se mudou para o Arkansas, também durante a década de 1980.
Porém, inteligentemente, o cineasta nos faz sentir desde o início que aquela família pode ascender naquele local, conectando-se com a terra e com a comunidade e criando a própria riqueza. Chung opta por deixar a câmera livre para passear por aquela imensidão de verde e não poupa planos contemplativos que aproximam os personagens da natureza e da vida tranquila no campo, o que é ainda ressaltado pela bela trilha sonora de Emile Mosseri. Até os problemas que surgem inicialmente, como as goteiras, a porta de entrada alta ou a falta de um poço parecem ser contornáveis com um pouco de esforço.
Só que tudo começa a mudar com a chegada da avó Soonja (em um bela interpretação de Yoon Yeo-Jeong), que traz a família de volta à realidade e modifica toda a dinâmica da casa. Aos poucos percebemos que o sonho americano em nada se parece com o mundo real. A subsistência familiar não funciona, os filhos começam a ser prejudicados, a comunidade não os aceita bem e ao invés de criar raízes naquele ambiente, a obsessão de Jacob (Steven Yeun, em outra grande atuação do longa) acaba degradando as relações familiares gradativamente e fazendo com que sua esposa anseie pela volta ao seu país de origem, onde ela realmente teria uma vida e seria aceita novamente.
Então, cada vez mais o contraste entre a natureza (sonho), sempre bem iluminada e convidativa pelos planos abertos, e a casa escura e apertada (realidade), reforçada pelos planos mais fechados, faz-se presente. Até o momento em que o grande clímax vem para assolar as esperanças de futuro próspero de Jacob. É quase como um duro golpe da vida para quem abandonou tudo por um sonho distante, para não dizer inalcançável.
Nota: 8.5
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Minari
Data de lançamento: Estreia adiada para abril
Direção: Lee Isaac Chung
Elenco: Steven Yeun, Alan Kim, Han Ye-Ri, Yoon Yeo-Jeong
Gêneros: Drama
Nacionalidade: EUA