Ao contrário do que é na maioria das vezes veiculado na imprensa brasileira, o Globo de Ouro não é um bom termômetro para o Oscar, tanto por não compartilhar nenhum votante com a Academia quanto pela série de escândalos de compra de votos que segue acontecendo na premiação, como vimos em 2021 mais uma vez, com o filme “Music” e a série “Emily em Paris”, só para citar dois. E por mais que o Critics Choice Awards tenha uma integridade muito maior, ele também não é uma prévia tão boa assim, por também ter votantes completamente diferentes. Eis que chegamos então aos reais indicativos para o Oscar, os prêmios dos sindicatos, em que o dos Produtores (PGA) e o dos Diretores (DGA) liberaram seus indicados essa semana. O dos atores (SAG), dos roteiristas (WGA) e outros sindicatos de categorias técnicas já haviam feito essa divulgação anteriormente.

Apesar do DGA ser autoexplicativo, é bom deixar claro que o PGA é o responsável por revelar o filme favorito para vencer Melhor Filme no Oscar. Além disso, ele geralmente compartilha de sete a nove dos indicados à categoria principal da Academia. Já o sindicato dos diretores costuma “acertar” três ou quatro dos cinco indicados a Melhor Diretor no Oscar. Isso ocorre porque os sindicatos apresentam os mesmo votantes do Oscar, principalmente no que diz respeito aos americanos, já que latinos, britânicos e asiáticos dificilmente aparecem nesses sindicatos.

O que muda para o Oscar 2021?

Recentemente, fiz um texto falando sobre quais eram os 13 favoritos à categoria de Melhor Filme no Oscar 2021. É interessante então, avaliar o que muda e o que permanece do favoritismo desses filmes a partir dessas listas de indicados. O PGA ajuda a reforçar o favoritismo de boa parte dos filmes que já vinham aparecendo nas premiações anteriores. São eles: “Nomadland”, “Os 7 de Chicago”, “Mank”, “Minari”, “Uma Noite em Miami”, “A Voz Suprema do Blues” e “Bela Vingança”. Esses sete filmes parecem indicações quase certas ao prêmio principal do Oscar.

Com isso, até três vagas ficam em aberto (já que o Oscar pode ter 10 indicados ou menos na categoria). “Meu Pai” é a ausência mais sentida na lista, já que o filme parecia ser uma certeza para Melhor Filme. “Relatos do Mundo” e “Destacamento Blood” também seguem perdendo força depois de serem esnobados de algumas premiações, sendo o PGA a mais sentida. E “Soul” começa a dar indicativos de brigar apenas pelas categorias técnicas e a de animação, na qual é o favorito.

O que as indicacoes ao PGA e ao DGA mudam para o Oscar 2021 2

Por outro lado, “Judas e o Messias Negro” parece ganhar fôlego após um lançamento tardio. Além dele, dois filmes da Amazon apareceram como surpresa: “Sound of Metal” e “Borat 2”. O primeiro é aposta certa para as categorias de atuação e já aparecia no radar para o prêmio principal. Já o segundo deve ser aquela tradicional indicação mais “popular” do PGA, como já aconteceu com “Mulher-Maravilha” e “Deadpool” em anos anteriores, e não deve ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.

Já na categoria de Melhor Diretor, seis brigavam por cinco vagas, o que deve se repetir no Oscar. Chloe Zhao (Nomadland), Aaron Sorkin (Os 7 de Chicago) e David Fincher (Mank) são nomes certos. Lee Isaac Chung (Minari) e Emerald Fennell (Bela Vingança) conseguiram as outras duas indicações do DGA, deixando Regina King apenas com um prêmio de consolação, uma indicação a Melhor Diretor Estreante. Assim, Regina perde um pouco do hype que teve durante toda a temporada e corre risco de ficar fora da categoria no Oscar.

Veja os indicados ao DGA e ao PGA:

SINDICATO DOS PRODUTORES

Melhor Filme

  • “Nomadland”
  • “Os 7 de Chicago”
  • “Mank”
  • “A Voz Suprema do Blues”
  • “Minari”
  • “Uma Noite em Miami”
  • “Bela Vingança”
  • “Judas e o Messias Negro”
  • “Sound of Metal”
  • “Borat 2”

Melhor Documentário

  • “David Attenborough: A Life on Our Planet” – Jonnie Hughes
  • “As Mortes de Dick Johnson” – Kirsten Johnson, Katy Chevigny, and Marilyn Ness
  • “O Professor Polvo”Craig Foster
  • “Softie” – Toni Kamau and Sam Soko
  • “A Thousand Cuts”Ramona S. Diaz, Leah Marino, Julie Goldman, Christopher Clements, and Carolyn Hepburn
  • “Time” – Lauren Domino, Kellen Quinn, and Garrett Bradley
  • “The Truffle Hunters”Michael Dweck and Gregory Kershaw

Melhor Animação

  • “Dois Irmãos” – Kori Rae
  • “A Caminho da Lua” – Gennie Rim and Peilin Chou
  • “Soul”Dana Murray
  • “Wolfwalkers”Paul Young, Nora Twomey, Tomm Moore, and Stéphan Roelants
  • “Os Croods 2”Mark Swift

SINDICATO DOS DIRETORES

Melhor Diretor

  • Chloe Zhao – “Nomadland”
  • Aaron Sorkin – “Os 7 de Chicago”
  • David Fincher – “Mank”
  • Emerald Fennel – “Bela Vingança”
  • Lee Isaac Chung – “Minari”

Melhor Diretor em Documentário

  • David France“Bem-Vindo à Chechênia”
  • Amanda McBaine and Jesse Moss – “Boys State”
  • Benjamin Ree – “The Painter and the Thief”
  • Michael Dweck and Gregory Kershaw – “The Truffle Hunters”
  • Pippa Ehrlich and James Reed – “O Professor Polvo”