É muito comum em época de premiações escutarmos a frase “Globo de Ouro é uma prévia do Oscar”. Até mesmo vindo de profissionais da indústria. Porém, quem se aprofunda mais no assunto descobre que isso está bem longe de ser verdade.

Para começar, dos 93 votantes do Globo de Ouro, apenas um vota no Oscar. Além disso, a premiação da Academia tem milhares de votantes, contra esse número baixíssimo do Globo de Ouro.

Os que votam no Globo de Ouro nem sequer são membros da indústria e boa parte nem críticos de cinema. Trata-se de membros da Hollywood Foreign Press (HFPA), jornalistas estrangeiros que trabalham em Hollywood em jornais, revistas etc.

Mas o maior problema nem está no número ou qualidade dos votantes e sim nas liberdades de campanha que o Globo de Ouro permite. Graças a isso, a premiação já passou por uma série de escândalos e controvérsias.

E, também por isso, vemos que o número de “acertos” do Globo de Ouro em relação à Academia não é muito alto. Apenas aproximadamente 48% dos filmes que venceram esta premiação também ganharam o Oscar de Melhor Filme.

globo de ouro profanos

Isso é ainda mais gritante se analisarmos que o Globo de Ouro divide o prêmio de melhor filme em duas categorias: Melhor Drama e Melhor Comédia ou Musical. Ou seja, é quase como se o Globo de Ouro tivesse duas chances por ano de acertar o vencedor do Oscar, mas só conseguiu esse feito em menos da metade das premiações.

E quando digo “acertar o vencedor do Oscar” não é exagero, já que uma das preocupações do Globo de Ouro é sim influenciar e moldar opiniões para o Prêmio mais famoso da temporada.

Campanha

Nesse momento, muita gente deve estar se perguntando “O que é campanha?”, enquanto outras se questionam “Mas não tem campanha para o Oscar também?”. A primeira é simples de responder, a campanha nada mais é do que tudo que as distribuidoras fazem para promover os filmes para as premiações. Aí entram envio de screeners, colocar o filme na capa de revistas como a Hollywood Reporter, levar membros do longa como diretor e ator em programas de TV como o do Jimmy Fallon, sessões fechadas do filme com membros da academia ou de determinada premiação, os bons e velhos jantares, entre outras coisas.

Tudo isso porque são lançados milhares de filmes por ano e os votantes não são capazes de assistir a todos. Por isso, as distribuidoras usam as campanhas para incentivá-los a ver determinados filmes e para deixar estes frescos na cabeça dos votantes.

E já respondendo a segunda pergunta: sim, há campanha para o Oscar também. Entretanto, a Academia começou a restringir algumas práticas de campanha, muito por causa dos diversos escândalos envolvendo a Miramax e o seu chefão Harvey Weinstein. O mais famoso deles para os brasileiros é o do filme “Shakespeare Apaixonado” desbancando “O Resgate do Soldado Ryan“, enquanto Gwyneth Paltrow vencia Fernanda Montenegro.

globo de ouro oscar

Por exemplo, hoje em dia não é mais permitido dar presente para votantes ou coisas do tipo, prática muito comum de Weinstein. Ou seja, ainda que a campanha influencie muito no Oscar (muito mais do que deveria), ela é mais ética e estratégica.

Enquanto isso, no Globo de Ouro tudo é liberado. E o número de baixo de votantes é proposital para que isso continue ocorrendo. Nesta edição, houve casos de votantes recebendo presentes e noites em hotéis luxuosos. E um bom exemplo de campanha agressiva em 2020 foi “Missing Link”, maior surpresa da noite.

Por que o Globo de Ouro é tão famoso?

Mas não é por acaso que o Globo de Ouro ainda tenha tanto prestígio, ele é reconhecido porque deseja ser e para a indústria faz todo sentido que seja. Como assim? Bom, o dinheiro gasto pela premiação anualmente é gigantesco para se fazer visto, inclusive pela própria emissora que o transmite, a NBC.

Já para as distribuidoras, qualquer coisa que promova seus filmes é válida. Então nada melhor do que uma premiação transmitida mundialmente e que seja relativamente fácil (apenas investir dinheiro) de posicionar suas obras. Além disso, bons discursos de vencedores pode ser um atrativo para o Oscar (talvez apenas aqui o Globo de Ouro pode ter influência na premiação da Academia), principalmente quando envolve políticas semelhantes às da Academia.

E para os membros da indústria nada mais é do que um divertido jantar com amigos para celebrar mais um ano. Por isso, o tom é bem mais descontraído do que nas outras premiações. Não é raro vencedores subirem ao palco bêbados para fazer o discurso e receber o prêmio.

Enquanto isso, o público compra tudo isso que a premiação tenta vender e a leva a sério. Muitos realmente acreditam que o Globo de Ouro é uma prévia para o Oscar. Mas na verdade, as premiações importantes como termômetro para a da Academia são BAFTA e os prêmios dos sindicatos (como SAG, DGA, WGA etc), já que nestes estão presentes membros que também votam para o Oscar.

Assista meu vídeo analisando os vencedores do Globo de Ouro 2020: