“Minha Irmã” conta a história de dois irmãos, Lisa, dramaturga, e Sven, ator de teatro diagnosticado com leucemia e impossibilitado de atuar.

O filme está nos cinemas.

O elo entre dois irmãos

“Minha Irmã” se apoia na força de uma conexão quase sobrenatural entre dois irmãos. Um elo entre duas metades que só podem conviver de forma conjunta. Se Sven não pode mais atuar, Lisa não consegue escrever. Quando o primeiro se cura do câncer, a segunda recebe um sopro de vida. E assim que o câncer retorna ao personagem de Lars Eidinger, a de Nina Hoss volta a sofrer de novo.

Apesar de centrar a narrativa nos dois irmãos, “Minha Irmã” consegue retratar bem o que é a vida em torno deles. A família de Lisa começa a ruir quando seu marido não consegue mais conviver com a ausência psicológica da esposa e os filhos acabam ficando no meio do caminho. O diretor de teatro se vê em uma posição desconfortável quando esta tenta forçar a presença do irmão em uma peça, independente de suas condições de saúde.

Assim, o filme flerta muito com uma antipatia por parte do público para com os irmãos, o que é rapidamente revertido positivamente pela entrega das atuações de Eidinger e Hoss. Ambos nos convencem dessa vida conjunta, essa ligação de nascimento. Mais do que isso, a devoção de Hoss pelo irmão é de uma beleza quase sobrenatural.

Critica Minha Irma 2

O problema é que o filme não consegue se desenvolver muito além dessa conexão, deixando o público preso ao melodrama sofrido pelos dois personagens centrais. Mais do que isso, quando o roteiro os afasta, parece que o filme perde ainda mais força, construindo duas histórias que não conseguem funcionar separadamente e precisam retornar ao conjunto.

Dessa forma, a indicação da Suíça para o Oscar 2021 é um daqueles melodramas construídos a partir de duas fortes atuações, mas que não consegue se desenvolver muito além disso.

Nota: 7.0

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Schwesterlein
Data de lançamento: 28 de janeiro de 2021
Direção: Véronique Reymond, Stephanie Chuat
Elenco: Nina Hoss, Lars Eidinger
Gêneros: Drama, Melodrama
Nacionalidade: Suíça