“Pequenos Vestígios” acompanha dois policiais investigando um caso de assassinatos em série que perduram ao longo dos anos. Eles suspeitam de um trabalhador local e começam a viver um jogo mental.
Um filme fora de época
“Pequenos Vestígios” é um filme que já chega datado, o que é facilmente explicado por ser um roteiro escrito na década de 1990, no auge dos filmes de serial killer, mas que nunca foi produzido, mesmo depois de passar pela mão de vários diretores, entre eles, Clint Eastwood. Vendo as muitas tentativas de levar o seu roteiro às telas falharem, John Lee Hancock (“Um Sonho Possível”) decidiu dirigir ele mesmo.
O problema é que o longa ficou preso nos anos 90, reciclando elementos que já vimos muitas vezes em filmes de assassinatos em série. Mais do que isso, Hancock não esconde sua admiração por David Fincher, as semelhanças entre o longa e “Seven” são constrangedoramente gritantes, desde os eventos, os personagens, até a resolução.
E do mesmo jeito que Hancock parece conduzir seu longa no piloto automático, o seu bom elenco não parece interessado em trazer qualquer originalidade para os seus personagens. Denzel Washington vive o policial mais velho e traumatizado, Rami Malek o jovem promissor e arrogante e Jared Leto faz Jared Leto (as indicações que ele vem recebendo só provam a força de um bom marketing na temporada de premiações).
Assim, toda a obra acaba enfraquecendo suas boas ideias e até boas execuções. Já que, desde a cena de abertura, em que vemos um assassino, sem nunca sabermos sua identidade, Hancock é capaz de criar uma boa atmosfera de suspense, trazendo alguns elementos do cinema Noir, muito popular na década de 1940, como o pessimismo e o desgaste moral daquele ambiente, uma Los Angeles sombria e sem esperança, algo reforçado também pela boa trilha sonora.
Entretanto, a pretensão do longa em criar uma temática profunda, envolvendo trauma e impossibilidade de seguir em frente, acaba caindo por terra, visto que o roteiro de Hancock tem muito menos a dizer do que ele pensa. E, ao não se aceitar apenas como um filme banal dentro do gênero, ele acaba construindo um grande vazio, tirando completamente o interesse da questão central, que deveria ser esse jogo de gato e rato. O final acaba por ser apenas a cereja do bolo, a busca por uma reviravolta genial, mas que de inovadora ou eficiente não tem nada.
Nota: 6.5
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: The Little Things
Data de lançamento: 11 de março de 2021
Direção: John Lee Hancock
Elenco: Denzel Washington, Rami Malek, Jared Leto
Gêneros: Suspense
Nacionalidade: EUA