“Rambo: Até o Fim” traz um Rambo (Sylvester Stallone) que agora vive recluso em um rancho. Sua vida marcada por lutas violentas ficou para trás, mas deixou marcas inesquecíveis. No entanto, quando uma jovem de uma família amiga é sequestrada, Rambo precisará confrontar seu passado e resgatar suas habilidades de combate para enfrentar o mais perigoso cartel mexicano.
Logan + Busca Implacável = ?
“Rambo: Até o Fim” perde a chance de ser o grande fechamento para o arco de um personagem tão popular. Como o trailer já sugeria, ele tem uma clara inspiração em filmes como “Os Imperdoáveis” e “Logan”. Ou seja, o último sangue derramado por um personagem que tenta fugir de um passado sangrento que o aterroriza.
Porém, infelizmente a melhor parte dessa lógica é justamente o que está no trailer. Já que ele abandona a estética e a narrativa de faroeste para embarcar em um filme de ação genérico de vingança. Nesse sentido, o roteiro nem tanta disfarçar a inspiração quase que absoluta em “Busca Implacável”.
A diferença é que enquanto no longa de ação de 2008 prevalecia o mistério, pois não sabíamos onde estava a filha do protagonista e nem mesmo se estava viva, em “Rambo: Até o Fim” já temos todas essas informações mastigadas. Dessa forma, não há tensão e nem surpresa. A gente só aguarda o filme chegar no clímax de ação que sabemos que virá mais cedo ou mais tarde.
Personagens
Se não bastasse a trama ser genérica, o longa não se dá o trabalho para desenvolver personagens minimamente empolgantes. Todos (sem exceção) personagens secundários e vilões são unidimensionais e clichês.
Com isso, o filme deixa aquela sensação de “eu já vi isso antes diversas vezes”. Ou seja, não é que este Rambo seja um filme ruim, na verdade talvez seja o segundo melhor da franquia (atrás do primeiro), ele apenas não ousa ser diferente como o trailer sugeria.
Direção e gore
Porém, nem tudo deve ser crítica em “Rambo: Até o Fim”. A direção de Adrian Grunberg (Plano de Fuga) é bastante consciente. Desde a cena inicial com uma montagem frenética para colocar o público no caos do momento, até as cenas de ação. Apesar de não trabalhar planos longos, o diretor foge dos cortes excessivos e da câmera tremida que vem arruinando o cinema de ação há tempos.
Além disso, o filme segue os passos do longa anterior da franquia e aposta na violência gráfica excessiva. Apesar de muitos filmes usar o gore como um recurso para criar um choque barato, nesta obra ele funciona bem em duas frentes. Primeiro, para demonstrar toda a raiva acumulada do protagonista. E segundo, como uma forma de mostrar para o próprio público como este aprecia a violência, como é algo intrínseco no ser humano.
Nota: 6.5
Assista ao Trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Rambo: Last Blood (Rambo: Até o Fim)
Data de lançamento: 19 de setembro de 2019 (1h 40min)
Direção: Adrian Grunberg
Elenco: Sylvester Stallone, Paz Vega mais
Gêneros: Ação, violência
Nacionalidade: EUA