“Ruptura” é a nova série de ficção científica e drama da Apple TV+, que tem Ben Stiller dirigindo a maioria dos episódios. O elenco de peso conta com Adam Scott, Britt Lower, Patrícia Arquette, Christopher Walken e John Turturro.

O filme está disponível na Apple TV+.

Vale a pena assistir?

“Ruptura” conta a história de funcionários de uma empresa misteriosa, que têm um chip implantado na cabeça com o objetivo de separar suas vidas profissionais e pessoais. Assim, eles se transformam em duas pessoas, uma no trabalho e outra fora da empresa. Ao mesmo tempo que uma tem consciência da existência da outra, não há lembranças e o “interno” é proibido de se conversar com o “externo”, que está no controle da situação.

Interessante e inovadora desde a premissa, a nova série da Apple TV+ ganha ainda mais força dramática ao nos aproximar desses personagens e ver os dramas deles, tanto dentro quanto fora da empresa.

Realmente duas pessoas são formadas a partir de um mesmo corpo e mente, gerando uma série de questionamentos éticos. Esses são ainda mais aprofundados quando descobrimos que aquelas pessoas nem sequer sabem o que geram com o seu trabalho e são impedidos de criar relações de trabalho ou conviver com outras áreas.

Critica Ruptura Apple TV 1a Temporada 2

Porém, não é só o roteiro extremamente preciso e complexo ou as excelentes atuações que fazem da primeira temporada de “Ruptura” uma obra-prima de TV. Como em qualquer obra audiovisual, o sentimento do público está acima de tudo em como aquele filme ou série utiliza a linguagem audiovisual para gerar emoções.

Em “Ruptura”, isso acontece, principalmente, por meio de como a direção estabelece um senso de desespero, afastamento e desorientação. Tudo dentro do escritório é filmado com lente grande angular, que distorce um pouco a imagem e deixa tudo em foco, ao mesmo tempo em que um enquadramento que coloca os personagens na parte debaixo do quadro causa uma angústia por fugir do padrão que estamos acostumados (geralmente personagens são enquadrados com os olhos no terço de cima da tela) e por diminuir aquelas personagens no espaço.

Somos transportados então a um lugar que inicialmente parece tranquilo, mas se torna um inferno com seus grandes espaços vazios, ambientes esverdeados sem vida, corredores infinitos e sempre iguais e falsas promessas de recompensas aos funcionários. Tudo é frio, distante e até as punições são feitas como se fossem algo normal, a fim de desumanizar aqueles “internos”.

Ao abraçar a ficção científica, mas sem esquecer os personagens e a linguagem cinematográfica, “Ruptura” se mostra como um produto único na história da televisão. Pelo menos, até agora. É hora de esperar ansiosamente o segundo ano.

Nota:148839148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Severance
Data de lançamento: 8 de abril de 2022
Elenco: Adam Scott, Britt Lower, Patrícia Arquette, Christopher Walken, John Turturro
Gêneros: Ficção científica, Drama
Nacionalidade: EUA