“Sem Remorso de Tom Clancy” conta a história da equipe de John Clark. Após uma missão fracassada, ele tem sua casa invadida e sua mulher assassinada. Agora, ele terá de entrar em um jogo de conspiração para descobrir o responsável e conseguir sua vingança.
O filme está disponível no catálogo da Amazon Prime Video.
Uma ação que conta história
Apesar de envolto em um universo comum, desde a premissa de vingança em que apenas um homem bem treinado é capaz de descobrir uma conspiração mundial e evitar uma possível terceira guerra mundial, até a grande e previsível revelação de quem está por trás de tudo, “Sem Remorso” é muito eficiente ao fazer algo que geralmente é deixado de lado em filmes do gênero: a ação como uma forma de contar história.
O longa, dirigido por Stefano Sollima (“Sicário: Dia de Soldado”), não esconde o seu teor político, criticando as instituições de poder e principalmente colocando a guerra como a grande fonte de renda de grandes potências como os Estados Unidos. E no meio de tudo isso temos um soldado altamente treinado, mas incapaz de ter controle de sua própria vida. O discurso nacionalista surge como uma manipulação capaz de convencer vários jovens a lutarem e morrerem por seu país.
Só que até então, nada que já não tenhamos visto várias vezes no cinema. Isso porque a grande sacada de “Sem Remorso” não está exatamente em sua história, mas sim em como Sollima concebe visualmente a mensagem central do longa. John Clark, vivido pelo sempre ótimo Michael B. Jordan, não é apenas um soldado, ele é uma máquina de guerra, alguém treinado para superar sua dor e os limites do seu corpo em prol de seu país. Por isso, vemos várias vezes o personagem ser baleado, sua vida ficar por um fio e mesmo assim persistir na missão. É a perda de humanidade do soldado, o personagem que se transforma mais em um dispositivo do que em uma pessoa.
Então, as ótimas cenas de ação, com uma câmera sempre atenta e uma ótima noção de como construir o plano para que entendamos o que está acontecendo, ganham um novo sentido que não só o escapismo e a diversão. É uma perspicaz maneira encontrada por Sollima e pelos roteiristas Taylor Sheridan (“Sicário” e “A Qualquer Custo”) e Will Staples de passar sua mensagem sutilmente nas principais cenas da obra. Assim, o filme acaba sendo um bom exemplo de como a imagem é capaz de comunicar e engradecer um roteiro parcialmente problemático.
Nota: 7.0
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Tom Clancy’s Without Remorse
Data de lançamento: 30 de abril de 2021
Direção: Stefano Sollima
Elenco: Michael B. Jordan, Jamie Bell, Jodie Turner-Smith
Gêneros: Ação, Suspense
Nacionalidade: EUA