Katherine Newburn é uma apresentadora de talk-show renomada, mas, após muitos anos de sucesso, parou no tempo e não consegue reinventar o seu programa, o que faz com que ela perca a audiência. Porém, Molly Patel é contratada e ajuda Katherine a se renovar.

Um divertido clichê

“Talk-Show – Reinventando a Comédia” é uma produção da Amazon de 2019, mas que no Brasil só chegou em 2020 pela HBO, algo relativamente comum na complexa distribuição de cinema. E, ainda que não tenha nada de muito original, o longa é uma boa adição de catálogo para o HBO GO, ainda mais em tempos de pandemia.

Dirigido por Nisha Ginatra, o filme traz uma estrutura narrativa bem recorrente, a pessoa bem sucedida que não consegue fazer mais sucesso porque está ultrapassada e precisa da ajuda de uma jovem que ninguém dá muito crédito para retomar o sucesso de sua carreira. Além disso, o longa ainda faz piadas com o fato de Katherine (Emma Thompson) ser uma britânica em solo americano, fala sobre a dificuldade de ser mulher em um meio quase que completamente masculino, retrata as diferenças entre as gerações e revela um pouco sobre o mundo da comédia nos EUA, ainda que de forma não tão natural.

Entretanto, “Talk-Show” tem plena consciência desses clichês e aposta na leveza da história e na química e nas diferenças entre Emma Thompson e Mindy Kaling para funcionar. É bem verdade que toda a composição dramática das duas é bastante irregular, principalmente porque a maioria das viradas das personagens são bastante previsíveis, já que o filme não tem nenhuma pretensão de subverter a estrutura do gênero. Além disso, o longa nem sempre acerta nas temáticas que aborda, como a mulher no meio empresarial e o envelhecimento de estrelas, pois, mais uma vez, o faz de uma forma bastante clichê, sem realmente se aprofundar nessas questões criticamente.

late night 1

Todavia, a obra tem uma consciência do que é capaz de entregar ao público e, assim, não tenta ser mais do que realmente é. Investe em uma construção simples, mas eficaz de seus personagens (apelando para alguns estereótipos, é verdade), e em toda uma dinâmica entre eles. Ninguém que ganha tempo de tela parece avulso na narrativa, todos se relacionam de alguma forma com a estrutura central da trama, o que dá uma satisfação grande quando percebemos que todos estão ali com alguma função e agregam ao invés de apenas inchar o enredo.

Além disso, boa parte das piadas funcionam, na maioria das vezes graças ao contraste entre os personagens. E, se a estrutura e as personagens ficam presas em alguns clichês, o longa consegue se libertar um pouco ao criar esses momentos mais engraçados. Até porque boa parte das piadas tem alguma implicação na história. Um bom exemplo é a cena em que Katherine chama uma jovem youtuber para ser entrevistada em seu programa. Normalmente, um filme utilizaria a situação para rir da futilidade da entrevistada, que ganha dinheiro fazendo algo “fácil”. Porém o longa abraça a renovação social e subverte a cena de forma que demonstre a arrogância da protagonista por julgar sua posição como superior. Então, o roteiro não só gera boas risadas (e uma dose de constrangimento) como também evolui o arco de sua personagem.

Portanto o que temos é uma comédia dramática nada original estrutural e tematicamente, mas que tem consciência disso e investe em bons momentos cômicos como combustível para a narrativa e para os seus personagens.

Nota: 6.0

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Late Night (Talk-Show – Reinventando a Comédia)
Data de lançamento: 8 de maio de 2020 (1h 42min)
Direção: Nisha Ganatra
Elenco: Emma Thompson, Mindy Kaling mais
Gêneros: Comédia, Drama
Nacionalidade: EUA