“Você Nem Imagina” conta a história de uma jovem que ajuda o seu amigo a conquistar uma garota. Porém o problema é que ela também gosta da mesma garota.

Um clichê bem contado

“Você Nem Imagina” surge com uma premissa bastante parecida com os filmes adolescentes que vemos há décadas. Uma jovem deslocada, sem um de seus pais e que se apaixona por alguém que faz parte da turma mais popular da escola. Além disso, adiciona um outro personagem que faz parte de um combinado com a protagonista, algo que também não é muito original.

Porém se essas histórias são contadas há tanto tempo e seguem sendo levadas às telas é porque tem algo de especial nelas. É uma fórmula que não precisa de muito tempo para explicar o seu universo, pois o público já está familiarizado com ele. Então, mais do que a sinopse, é interessante perceber como o longa vai tentar se tornar original pela forma como vai contar a história.

E, nesse sentido, “Você Nem Imagina” se sai bem ao adicionar bons personagens com questões e motivações relevantes, o que os engrandece.

voce nem imagina 2

Direção

Entretanto, o que mais me chama atenção é a direção de Alice Wu, que traz vida para esse universo e sempre está falando mais sobre os personagens do que o próprio texto revela. São enquadramentos bem compostos, como a cena do restaurante, em que a protagonista aparece ao fundo em uma caminhonete entre o casal. São escolhas por sempre colocar Leah Lewis atrás de um vidro ou uma janela, já que está vendo a vida dos outros, mas não consegue viver a própria.

E o principal: a forma como o longa referencia outros longas. Chaplin, Win Wenders, “Casablanca” e por aí vai. Em uma época em que easter egg e referência vêm sendo usados para mascarar roteiros ruins, a roteiristas e diretora consegue usar a metalinguagem como uma forma de construir a narrativa, os seus personagens e algumas rimas visuais, como a do garoto correndo atrás do trem da garota (ainda que no longa isso apareça em outro contexto).

Então, com escolhas sutis e personagens cativantes, Wu consegue contornar alguns dos maiores clichês da história do cinema para entregar um longa agradável e bem nostálgico (para quem é fã de cinema clássico), ainda que derivado em sua premissa e algumas viradas.

Nota: 7.0

Crítica em vídeo:

Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o longa em meu canal, o 16mm.

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: The Half of It (Você Nem Imagina)
Data de lançamento: 01 de abril de 2020 (1h 44min)
Direção: Alice Wu
Elenco: Leah Lewis, Daniel Diemer, Alexxis Lemire mais
Gêneros: Drama, Comédia
Nacionalidade: EUA