Baseado em fatos Reais, “Wasp Network: Rede de Espiões” conta a história de uma rede de espionagem cubana nos Estados Unidos durante a década de 1990.

Problemas de produção

“Wasp Network: Rede de Espiões” foi lançado no Festival de Veneza de 2019 e acumulou uma série de críticas negativas. Então, às pressas, o filme foi remontado para ser lançado em outros festivais, mostras, como a Mostra de São Paulo (onde eu assisti ao longa), e, posteriormente, no circuito comercial. Fadado ao fracasso, a obra foi vendida para a Netflix distribuir em alguns países, naquele modelo em que os dois lados saem vitoriosos, já que o streaming sempre precisa de conteúdo original diversificado.

Dessa forma, ele chega ao serviço quase um ano após sua passagem decepcionante por festivais. Entretanto, o longa provavelmente é ainda pior do que aquele que foi projetado pela primeira vez (e digo provavelmente, pois não vi o original), já que o processo de remontagem geralmente torna os filmes ainda mais bagunçados, ainda mais quando essa é feita sem planejamento e em pouquíssimo tempo.

Logo, o que temos é um resultado inexplicável para um filme com bom orçamento, elenco estelar e um diretor talentoso. Todo o processo de alteração apressada fica clara em tela, com recursos de linguagem pobres servindo apenas para tentar fazer a narrativa ter algum sentido. E o mais frustrante, trata-se de um história real interessante e que teria tudo para gerar uma boa obra.

wasp network rede de espioes

Um desperdício de elenco

Wagner Moura, Edgar Ramírez e Leonardo Sbaraglia, alguns dos maiores nomes do cinema sul-americano, unidos à Penélope Cruz, Gael García Bernal e Ana de Armas, estrelas internacionais que têm o espanhol como língua materna. Além disso, a direção ficou a cargo do talentoso diretor francês Olivier Assayas. Tinha tudo para dar certo, mas infelizmente não foi o que aconteceu.

E, pelo incrível que pareça, as atuações se destacam em meio a um desastre narrativo e uma das piores montagens que eu vi no ano passado. Mais até do que isso, os atores estão realmente bem e convencem com interpretações naturalistas e que estão de acordo com o tom do filme. Ou melhor, de acordo com o tom que o filme deveria ter.

“Mas, afinal, sobre o que é esse filme?” Era isso que eu me perguntava até quase a metade do segundo ato. A rede vespa demora muito a chegar, mas não o suficiente para ser o grande suspense no longa, o famoso MacGuffin. Então, somos obrigados a acompanhar longos minutos na vida de alguns personagens sem nem sequer sabermos quem são eles. E, por mais contraditório que possa parecer, esse é o melhor ato do longa, pois, depois disso, o que era incerto vira uma bagunça narrativa completa.

Personagens centrais entram tarde demais, o que obriga o longa a mudar o foco e abandonar o que a gente via anteriormente por vários minutos. A história se esvazia e vai se tornando menos interessante. Mas, o pior de tudo, a montagem é obrigada a costurar a narrativa com recursos que gritam na tela que foram colocados posteriormente e sem planejamento algum.

Quase todas as cenas começam e terminam em fade in/fade out, recurso de montagem que está para lá de obsoleto (pelo menos quando usado por todo o longa) e que tira toda a fluidez do filme. Uma cena nunca tem ligação direta com a seguinte e somos lembrados constantemente de que aquilo é apenas um filme (o que atrapalha completamente a imersão). Entretanto, nada é pior do que a narração em off que surge do nada, dita por alguém desconhecido e nunca mais volta a aparecer. É uma escolha que beira o vergonhoso, é evidente que foi colocada posteriormente só para tentar costurar algo que não estava fazendo sentido.

Essa é sem dúvida uma das experiências mais frustrantes que tive nos últimos anos, um desperdício total de talento tanto de seu elenco quanto de seu material fonte.

Nota: 4.0

Crítica em vídeo:

Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o longa em meu canal, o 16mm.

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Wasp Network (Wasp Network: Rede de Espiões)
Data de lançamento: 22 de maio de 2020 (1h 30min)
Direção: Olivier Assayas
Elenco: Gael García Bernal, Wagner Moura, Penélope Cruz mais
Gêneros: Suspense, Baseado em Fatos Reais
Nacionalidade: EUA