“Mundo Novo” é o novo filme de Alvaro Campos, premiado no Festival do Rio e que destaca o debate racial na sociedade brasileira.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Mundo Novo” se utiliza da pandemia como uma forma de representar um debate amplo dentro de um contexto pequeno, sem nunca diminuí-lo, mas enfatizando o confronto pelo espaço.

Campos trabalha sua temática a partir de um conflito supostamente pequeno, mas que representa o todo. O preto e branco, o grande e pequeno, são elementos que vão ganhar espaço na narrativa o tempo todo, desde a escolha das cores, passando pela diferença de altura do casal principal, até o espaço de uma casa que fala sobre toda uma sociedade.

O conflito se estabelece a partir de expectativas que vão sendo rompidas e se tornando complexas, desde expectativas do público, quanto dos próprios personagens, quase sempre a partir de preconceitos. Assim, o cineasta rompe com essa lógica do discurso progressista que não se concretiza na prática, transformando-se em uma série de preconceitos e cenários, que são palco para esse duro debate constante.

Mundo Novo Análise do Filme 2

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Mundo Novo
Data de lançamento: 30 de maio de 2024
Direção: Álvaro Campos
Elenco: Tati Villela, Kadu Garcia, Melissa Arievo
Gêneros: Drama
Nacionalidade: Brasil