“Domingo e a Neblina” é o novo filme de drama e terror de Ariel Escalante, selecionado para representar a Costa Rica no Oscar 2023. Além disso, o longa foi exibido em Cannes e será na Mostra de São Paulo 2022.

O filme tem sessões no cinemas de São Paulo e fazem parte da Mostra de São Paulo 2022.

É bom?

“Domingo e a Neblina” fala sobre um sistema econômico e político que vende uma liberdade para a sociedade, mas o subjuga a suas vontades, tornando-se agressivo e mortal quando contestado.

Não à toa, Escalante vai filmar quase sempre o seu protagonista no escuro ou de costas, quase como se tivesse perdendo sua identidade. Ao mesmo tempo, muito o vemos em subidas infinitas e o acompanhamos por essas caminhadas que dizem mais do que fato em si, são quase uma representação de sua vida.

Domingo e a Neblina Analise do filme Mostra de SP 2022

Por outro lado, essa ameaça que mata também aparece sem rosto, como um mau conhecido e desconhecido ao mesmo tempo. É uma notícia, um som de tiro fora de campo ou uma moto com homens de preto com capacete. A face do mal que espreita desumanizada.

Assim, o espírito em si deixa de ser o vilão ou o terror e vira o conforto para o personagem. Enquanto isso, o terror está naquilo que não se vê ou não se conhece completamente, um sistema que usa as pessoas para benefício próprio e desaparece com elas com a mesma facilidade.

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Domingo y la Niebla
Data de lançamento: 20 de outubro de 2022
Direção: Ariel Escalante
Gêneros: Drama, Terror
Nacionalidade: Costa Rica