Dylan Eakin: “fotorrealista” cria retratos de carvão hiperrealistas e impressiona com talento
O fotorrealista Dylan Eakin é um daqueles artistas que surpreendem pelo talento que possuem. Em seu caso, o destaque fica por conta dos retratos hiperrealistas feitos com carvão. Morando em Seattle, Washington, ele dedica sua vida à arte e chega a gastar cerca de 100 horas em cada um dos retratos.
A expressão artística como um todo possui todo o vigor que somente a arte é capaz de proporcionar, mas a impressão é a de que as artes de Dylan Eakin estão um passo além disso. A verdade é que o realismo de suas criações impressiona a qualquer amante da arte e até mesmo quem não lhe seja tão próximo assim. O fato de criar imagens que parecem fotografias tiradas com uma máquina e não feitas à mão já impressiona, mas a sua capacidade de lhes imprimir todo um realismo é simplesmente a prova de que ele não possui um talento tão comum. Ao transitar dentro do processo criativo e revelar um resultado completamente deslumbrante, Dylan mostra que esse gênero pode fazer revelar camadas que são muitas vezes facilmente encobertas pelo criador da obra na execução do projeto, principalmente porque não é qualquer pessoa que consegue tirar da arte sua performance mais ávida. Este é, sobretudo, um exercício de precisão. A autodisciplina é, ainda, um aspecto de extrema importância aqui, tendo em vista que a tentativa de projetar rostos reais de pessoas é de uma responsabilidade tal não somente pelo necessidade da semelhança, mas sobretudo por se precisar conduzir a matéria prima de forma que ela possa assumir as nuances das diferentes camadas que compõem um processo criativo deste nível. Um dos maiores desafios, por exemplo, fica por conta das texturas leves em superfícies claras. Aqui, há uma necessidade ímpar de se imprimir uma força na mão que seja suficiente para o efeito final esperado, mas nada além da precisão necessária. Outro fator que desafia o artista é o fato de não ter como fazer um desenho a carvão bidimensional emitir luz.
Dylan Eakin é um artista que se utiliza do expediente artístico para dar contorno e voz a sentimentos humanos que, neste caso, são expressados em rostos. A arte do fotorrealista é muito notável, única e admirável pela magnitude com que é feita: o nível de detalhe com que as suas criações são feitas proporciona um resultado final que extrapola qualquer expectativa.
Abaixo, confira alguns dos trabalhos de Eakin e se impressione com o talento do artista. Além disso, confira dois vídeos de lapso de tempo para que você possa perceber como é o processo de execução de obras tão impressionantes como essas.
Charcoal Head Timelapse
Photorealism timelapse (90 hours)
Veja esses posts também: