“Elvis” é o novo filme cinebiográfico de um astro da música, que traz Baz Luhrmann na direção e Austin Butler como Elvis Presley.
O filme está disponível nos cinemas.
Vale a pena assistir?
Em “Elvis”, Luhrmann tenta ser maior do que seu protagonista.
O novo longa de Baz Luhrmann, diretor que tem quase toda a sua carreira voltada para filmes relacionados à música ou musicais mesmo, traz toda a assinatura do cineasta, desde as cores e movimentos de câmera exagerados e extremamente expressivos, até uma montagem que parece ter pressa de chegar ao fim do filme.
Entretanto, se o cineasta parece renovar as sempre iguais cinebiografias em um sentido visual, na prática, a estrutura que se segue é a mesma de sempre. Uma vida contada em pouco mais de duas horas, ascensão e queda, um empresário desprezível responsabilizado por tudo e uma série de passadas de pano (uso de drogas, apropriação de músicas, um noivado que hoje é obviamente pedofilia e por aí vai).
Só que, pelo incrível que pareça, os melhores momentos de “Elvis” são justamente aqueles em que o longa mais se volta para uma cinebiografia tradicional. Ou seja, quando a assinatura de Luhrmann se faz menos chamativa.
Isso porque, durante grande parte da projeção, o diretor parece mais interessado em se mostrar como mais importante do que sua figura central. Seja ela a atuação de Austin Butler ou mesmo o Elvis Presley.
Com isso, durante a primeira hora de filme, mal vemos Elvis. Ou melhor, até o vemos, só não há possibilidade de Butler atuar. Tudo isso graças a uma montagem frenética e movimentos de câmera acelerados (e cheios de CGI) que não fixam um plano por mais de três segundos. Assim, Butler fica à mercê dos exibicionismos de seus diretor.
Por sorte, por boa parte da segunda hora, o filme desacelera. Então, podemos nos impressionar com a construção de Butler, que não tenta replicar Elvis, mas construir sua própria versão do astro. Portanto, ao criar duas personas diferentes, uma nos palcos, expansiva e enérgica, e outra fora deles, contida e intimista, Butler nos faz sentir o peso do sucesso sobre seus ombros.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Elvis
Data de lançamento: 13 de julho de 2022
Direção: Baz Luhrmann
Elenco: Austin Butler, Tom Hanks
Gêneros: Drama
Nacionalidade: EUA