Fotografia do Bem: Mykaella Carbonera realiza ensaios com crianças com deficiência e mostra como unir profissionalismo e empatia
Um ótimo profissional é, sobretudo, uma pessoa que, além de amar aquilo que faz, tem na empatia uma das suas melhores ferramentas de trabalho. A fotógrafa Mykaella Carbonera é exatamente esse tipo de pessoa: ele faz ensaio com crianças com deficiência e mostra que a inclusão é algo de extrema importância e valor.
Uma criança brincando tem lá seus encantamentos, todos concordamos com isso. Elas transmitem ao mundo uma mensagem que, apesar de não darmos a devida importância, é uma excelente arma para guiar o mundo por um caminho mais pacificador, especialmente nos dias que estamos vivendo. O projeto Fotografia do Bem, criado por Carbonera, mostra a condição de algumas crianças com deficiência e revela que elas também são felizes, independentemente das limitações.
“Eu quero que na foto seja ressaltada a infância. Uma criança que vai aparecer feliz, brincando”
Assim como qualquer outra criança, as que possuem algum tipo de deficiência também se divertem e vivem com o espírito leve que somente essa fase da vida é capaz de proporcionar. É bastante comum olharmos para a condição de uma criança que possui algum tipo de limitação e julgá-la infeliz, no entanto são projetos como o da Mykaella que mostram a beleza de ser uma criança diferente das outras. Foi em 2018 que ela realizou os primeiros ensaios com crianças indicadas pela APAE de Umuarama, no Paraná, lugar onde a fotógrafa reside.
Ao notarem a importância do Projeto Fotografia do Bem, as próprias mães passaram a procurar Mykaella para tirar fotos de seus filhos. E claro que a reação não poderia ser outra: ao receberem as fotos, as mães, impressionadas com o resultado, ficavam extremamente emocionadas e gratas à profissional de fotografia pelo incrível trabalho.
“O meu público é quase 100% feminino. São as mães que querem muito fazer as fotos com os filhos […] A mãe de uma menina que tem paralisia cerebral e autismo chorou quando viu a foto (abaixo) e o vídeo dos bastidores. Disse que eu consegui retratar a filha como ela é”
As fotos do projeto que Mykaella posta no seu Instagram vêm acompanhadas com relatos em primeira pessoa da mãe da criança contando sua história.
“Quero chamar atenção para a causa. É uma forma de humanizar mais ainda aquela condição”
Conheça mais sobre o Projeto Fotografia do Bem e veja algumas fotos que a fotógrafa Mykaella Carbonera realiza de crianças com deficiência. Além disso,entre para a Lista VIP do Treinamento Online de Fotografia Artística.
Veja também:
- Jorge Bispo: fotógrafo usa o FaceTime para fazer registros durante distanciamento social
- “Olha pra mim”: fotógrafo pernambucano registra os olhares dos profissionais de saúde durante a pandemia do Covid-19
- Fotografia na quarentena: 10 ideias criativas para quem só tem a própria casa como cenário – Canal Jordi Koalitic
- Família de guaxinins invade ensaio fotográfico de casamento