Laetitia Ky: artista cria esculturas com o próprio cabelo e exalta beleza crespa
Laetitia Ky (Abidjan, Costa do Marfim, 1996) artista cria esculturas com o próprio cabelo. Através de seu trabalho, ela exalta a beleza negra e crespa. Usar a arte para redefinir padrões estéticos e abordar temas humanitários é algo que sempre traremos aqui no blog, a fim de estimular cada vez a produção da arte para combater o preconceito e incentivar a produção artística em toda a sua pluralidade.
“Eu nasci e cresci na África, na Costa do Marfim. E mesmo que eu sempre soubesse o que era racismo, só muito tarde na minha vida fui confrontado com ele. E novamente eu vivi em suas formas mais doces. Muitas vezes tive medo pela minha vida porque sou mulher, mas nunca porque sou negra. Mas em todo o mundo pessoas que se parecem comigo morrem injustamente, são presas injustamente, são maltratadas, discriminadas em todos os aspectos da vida apenas pela cor da pele. Isso não acontece apenas nos Estados Unidos.”
Se quiséssemos definir a artista marfinesa em uma frase, certamente seria algo próximo a “expressão criativa através dos cabelos”. Com seus 24 anos, a também cantora, dançarina e ativista impulsiona a discussão dos direitos das mulheres, o que gera bastante identificação do público. Seu talento inigualável para se expressar através dos cabelos fez com a artista chamar atenção de grifes de luxo como Marc Jacobs.
Em 2020, Laetitia Ky prestou homenagem Chadwick Boseman, que após viver com câncer de cólon nos últimos quatro anos acabou não resistindo à luta contra a doença.
“Obrigada por fazer as pessoas sonharem, por sua força e por tudo que você fez. A morte nunca é o fim. Descanse em paz.”
Confira abaixo o trabalho da artist Laetitia Ky, que cria esculturas com o próprio cabelo e exalta beleza negra.
Veja também: