O documentário “Ziraldo – uma obra que pede socorro”, do diretor Gustavo Dannemann, com produção de Felipe Bretas, da Multiphocus, terá estreia mundial na 25ª edição do Miami Brazilian Film Festival, festival de cinema que acontece entre os dias 4 e 18 de setembro, em Miami, Estados Unidos.
A obra não poderia ser mais atual, já que fala sobre o descaso com a preservação de arte no Brasil, o que vem desde o governo até grande parte da sociedade. Não à toa, tivemos recentemente uma tragédia na Cinemateca de São Paulo que já estava para lá de anunciada. Mesmo sabendo do risco de incêndio por causa dos materiais inflamáveis dos filmes e do valor cultural inacreditável daquelas obras (muitos são filmes nacionais e internacionais que só poderiam ser encontrados ali), o governo federal não permitiu que o governo estadual tomasse conta do lugar e deixou o estabelecimento fechado por meses. Como previsto, o pior aconteceu. Porém, o pior é que esse está longe de ser o único caso de descaso absoluto com a nossa própria arte.
O longa documental, que traz o cartunista e escritor como figura central, estreará em território brasileiro na Mostra de São Paulo deste ano, que deve ocorrer em outubro.