“Uncharted – Fora do Mapa” é o primeiro filme de uma possível franquia, que adaptará a famosa série de jogos de video game “Uncharted”, que conta com quatro games e um spin off até o momento.

Vale a pena assistir?

“Uncharted” segue a mesma fórmula de outros filmes baseados em franquias dos games, ao contar uma história relativamente nova, mas sem deixar de fazer uma série de referências a outros games. O objetivo é claro: funcionar para um novo público e para os fãs ao mesmo tempo.

Por mais que essa fórmula geralmente não funcione, e aqui o filme até peque bastante em elementos chaves dos games, como as cenas de ação, a resolução dos mistérios e as próprias características de Nathan Drake e Victor Sullivan, ainda assim, o ritmo energético e uma química relativamente boa entre os atores faz com que o longa seja divertido o suficiente para iniciar a franquia.

Uncharted Fora do Mapa 2

Dessa forma, o longa se aproveita principalmente de plots e referências visuais do terceiro e do quarto jogo, já que são os únicos dois que abordam um pouco o passado do Nate, sua relação com Sam e como conheceu Sully. Ainda que o filme modifique muitos desses elementos, já que escolhe trabalhar com um Nate entrando jovem para esse mundo, no fim do dia, as relações funcionam o suficiente para todos os públicos (talvez incomode um pouco os fãs mais puristas).

Assim, resta ao longa esperar por uma boa bilheteria para poder começar a se consolidar como franquia. A sugestão de um segundo filme com os personagens mais próximos dos dos jogos e adaptando a história do primeiro game é mais do que um bom sinal para o prosseguimento dessa possível série de filmes. Vale a pena conferir, principalmente se você aguarda esse filme há anos como eu.

Assista a minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Uncharted
Data de lançamento: 17 de fevereiro de 2021
Direção: Ruben Fleischer
Elenco: Tom Holland, Mark Wahlberg, Antonio Banderas
Gêneros: Aventura, ação
Nacionalidade: EUA