O Oscar 2021 acontecerá no próximo domingo, 25 de abril, e esse texto terá como objetivo não só apontar os palpites daquele que os escreve, mas também de mostrar quais são os filmes com chances de surpreender. Dessa forma, facilitará a vida dos que gostam de participar de bolões e apostas sobre a premiação, mas estão indecisos sobre a chance de cada filme ou desconhecem os participantes de categorias menos populares.
Veja a lista completa de apostas ao Oscar 2021:
Melhor filme
- Quem deve vencer: Nomadland
- Quem pode surpreender: Os 7 de Chicago
“Nomadland” venceu todos os prêmios importantes da temporada e deve confirmar o grande favoritismo que tem no Oscar. Entretanto, não se pode descartar o grande investimento da Netflix para “Os 7 de Chicago”, que ganhou ainda mais força após vencer o Sindicato dos Atores de Melhor Elenco, uma espécie de “Melhor Filme” dessa premiação. Caso o filme vença os importantes prêmios de Montagem e Roteiro Original, ele pode se transformar no favorito ao prêmio principal da noite.
Melhor direção
- Quem deve vencer: Chloe Zhao (Nomadland)
Esse parece um dos prêmios mais definidos da noite. Chloe Zhao venceu tudo durante a temporada e não parece ter um concorrente à altura.
Melhor atriz
- Quem deve vencer: Carey Mulligan (Bela Vingança)
- Quem pode surpreender: Viola Davis (A Voz Suprema do Blues)
É até difícil apontar um favorito para essa categoria, sem dúvidas uma das mais em aberto da premiação. Apesar da Viola Davis ter vencido o SAG, melhor prévia para a categoria, ainda vejo um leve favoritismo para Carey Mulligan, que deve ter a ala britânica ao seu lado. Entretanto, não descarto a possibilidade de Frances McDormand vencer o Oscar pela terceira vez, com sua excelente atuação em “Nomadland”.
Melhor ator
- Quem deve vencer: Chadwick Boseman (A voz suprema do Blues)
- Quem pode surpreender: Anthony Hopkins (Meu Pai)
Tudo indicava para um prêmio póstumo para Chadwick Boseman, que vinha levando tudo na temporada, mas a vitória de Anthony Hopkins no BAFTA, premiação que costuma ser uma ótima prévia para as categorias técnicas e de atuação, diminui um pouco esse amplo favoritismo de Boseman.
Melhor atriz coadjuvante
- Quem deve vencer: Yuh-Jung Youn (Minari)
- Quem pode surpreender: Todas as outras indicadas
A categoria mais difícil de prever. Yuh-Jung Youn se tornou a favorita pela vitória no SAG, mas é impossível descartar Maria Bakalova (Borat 2), Olivia Colman (Meu Pai) e Glenn Close (Era Uma Vez Um Sonho). Talvez a única sem chance seja Amanda Seyfred (Mank). Isso porque Bakalova venceu vários prêmios antes do SAG, Colman tem o apoio dos britânicos e Close pode vencer pela carreira e por não ter conquistado um Oscar até o momento, narrativa que a Netflix vem investindo desde o começo da temporada.
Melhor ator coadjuvante
- Quem deve vencer: Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro)
Daniel Kaluuya é a melhor atuação da categoria e venceu tudo até agora. A sua única chance de perder a estatueta é caso tenha uma divisão de votos com Lakeith Stanfield, também de “Judas e o Messias Negro”, o que não deve acontecer.
Melhor filme internacional
- Quem deve vencer: Druk – Mais uma rodada (Dinamarca)
Um dos prêmios mais garantidos da noite. “Druk” já ganhou esse Oscar.
Melhor roteiro adaptado
- Quem deve vencer: Nomadland
- Quem pode surpreender: Meu Pai
Mais um prêmio que o BAFTA fez questão de bagunçar as expectativas. “Nomadland” segue como o grande favorito, mas a vitória de “Meu Pai” na premiação britânica dá um fôlego final ao filme. Além disso, os votantes podem reconhecer este como o único prêmio para o filme britânico, enquanto “Nomadland” é amplo favorito em outras categorias.
Melhor roteiro original
- Quem deve vencer: Bela Vingança
- Quem pode surpreender: Os 7 de Chicago
Eu só coloco “Bela Vingança” como favorito, porque é o mais original entre os dois candidatos mais fortes, o que a Academia vem colocando como prioridade. Entretanto, eu diria que a categoria está 50-50 e a vitória de “Os 7 de Chicago” poderia indicar suas chances para o prêmio principal da noite (todos os últimos vencedores de Melhor Filme também ganharam em uma das categorias de roteiro).
Melhor figurino
- Quem deve vencer: A Voz Suprema do Blues
- Quem pode surpreender: Emma.
“A Voz Suprema do Blues” é o grande favorito, mas não descarte “Emma” e o gosto da academia por filmes de época.
Melhor trilha sonora
- Quem deve vencer: Soul
Mais um que eu dou como certo, “Soul” é o amplo favorito.
Melhor animação
- Quem deve vencer: Soul
- Quem pode surpreender: Wolfwalkers
A animação da Pixar sempre será a grande favorita e com “Soul” não é diferente. Nem o grande investimento da Apple para a ótima “Wolfwalkers” deve mudar isso.
Melhor curta de animação
- Quem deve vencer: If Anything Happens I Love You
- Quem pode surpreender: Burrow
Melhor curta-metragem em live action
- Quem deve vencer: The Letter Room
- Quem pode surpreender: Two Distant Strangers
Melhor documentário de curta-metragem
- Quem deve vencer: A Love Song for Natasha
- Quem pode surpreender: A Concerto is a Conversation
Melhor documentário
- Quem deve vencer: Professor Polvo
- Quem pode surpreender: Time
Infelizmente, em um grande ano para o gênero documental, os dois mais fracos são também os com mais chances de vitória. Tudo vai depender da preferência da Academia, que deve ir por um lado menos político e premiar “Professor Polvo”. Mas se a escolha for por um mais social, “Time” pode levar.
Melhor som
- Quem deve vencer: Sound of Metal
Se “Sound of Metal” não vencer, algo está muito errado.
Canção original
- Quem deve vencer: “Speak now” – Uma noite em Miami
- Quem pode surpreender: “Io sì” – Rosa e Momo
Mais uma categoria bem acirrada. “Speak Now” tem uma força maior dentro do filme e fala sobre uma luta social contra o racismo. “Io Sì” tem Laura Pausini, e isso pode ser suficiente.
Maquiagem e cabelo
- Quem deve vencer: A Voz Suprema do Blues
- Quem pode surpreender: Era uma vez um sonho ou Pinóquio
Mais uma categoria em que “A Voz Suprema do Blues” é favorito muito mais por dinheiro investido em campanha do que por mérito. “Era Uma Vez Um Sonho” também vem forte, mas eu não descartaria o trabalho espetacular de “Pinóquio”, que conseguiu uma nomeação mesmo sem investimento para isso.
Efeitos visuais
- Quem deve vencer: Tenet
- Quem pode surpreender: O Céu da Meia-Noite
Há anos essa categoria não é tão fraca, consequência de um ano com pouquíssimos blockbusters e filmes de maior orçamento. Deve vencer o único ótimo trabalho entre os indicados: “Tenet”. O prêmio de consolação para o fraco filme de Christopher Nolan.
Melhor fotografia
- Quem deve vencer: Nomadland
- Quem pode surpreender: Mank
Eu só não coloco “Nomadland” como certeza porque a Academia ama uma fotografia em preto e branco, o que pode aumentar as chances do razoável “Mank”.
Melhor montagem
- Quem deve vencer: Sound of Metal
- Quem pode surpreender: Os 7 de Chicago
Apesar do trabalho fora de série de “Meu Pai”, a categoria deve ficar entre “Sound of Metal” (vencedor do BAFTA) e “Os 7 de Chicago” (ganhador do sindicato dos montadores). Se o filme da Netflix vencer aqui, podemos ficar preocupados para a categoria principal, já que seu trabalho nessa categoria tão importante é apenas mediano.
Melhor design de produção
- Quem deve vencer: Mank
- Quem pode surpreender: A Voz Suprema do Blues
Deve ser o prêmio de consolação de “Mank” no Oscar 2021.