Todos nós sabemos o quão diferente é conversar com uma pessoa através de uma tela de celular e estar ali, pessoalmente, olhando de fato dentro dos olhos dela. Durante a pandemia da Covid-19, essa é, porém, uma das únicas formas de se comunicar com as pessoas que você ama. E ante todo este cenário, o fotógrafo Jorge Bispo resolveu inovar: unindo criatividade e oportunidade, ele decidiu se utilizar de um aplicativo da Apple para realizar ensaios de sua própria casa, reforçando, assim, a importância do distanciamento social.

“Por causa do distanciamento e por ter um irmão que mora fora do país. Tenho o hábito de falar com ele […] e, eventualmente, eu printava uma tela para guardar, ou tirava uma foto […] Era muito mais como recordação, uma lembrança, uma coisa natural. Quando começou essa questão de termos que ficar dentro de casa, por conta da Covid-19, eu já fazia isso naturalmente e continuei fazendo.”

A plataforma em questão é o FaceTimee, aplicativo de mensagens e ligação de vídeo que pode ser encontrado no iPhone, iPad, iPod Touch e no MacOS.

As limitações do isolamento social parecem mesmo provar que algumas atividades profissionais só funcionam de fato presencialmente, sendo assim, realizar retratos profissionais de alguém sem estar no mesmo ambiente num primeiro momento pode ser algo completamente impossível. Bispo, porém, provou o contrário.

Se reinventando de forma bastante pertinente, Jorge Bispo tem trabalhado bastante nessa quarentena. O fotógrafo de moda está acostumado a produzir fotografias de celebridades e, aproveitando a necessidade de ter que ficar em casa, tem produzido vários ensaios.

“Eu peço para, no início da ligação, as pessoas me mostrarem o ambiente, onde ficariam confortáveis em fotografar, porque é a casa das pessoas”, conta. “Depois, dirijo a pessoa no retrato propriamente dito, só por voz, porque eu fotografo com a câmera principal, não com a de selfie. Então, a pessoa não está nem se vendo, nem me vendo, ela só ouve a minha voz.”

As fotos revelam as celebridades em situações bastantes intimistas nesse confinamento. Com direção de Bispo, os retratos registrados possuem a mesma qualidade de um ensaio fotográfico presencial e nomes como Titi Muller, Maria Ribeiro, Bruno Mazzeo, Zoé (filha de Nando Reis), Débora Falabella, Pitty, além de vários outros já participaram do projeto.

Perguntado se continuaria com o projeto, Bispo disse à Revista Trip:

Como não consigo pensar nele como um trabalho, acho que só vou pensar nisso quando conseguir olhar de fora. Por enquanto, é um trabalho em que estou diretamente envolvido porque tem muito a ver com a situação do momento. Mas não consigo ainda ter um distanciamento para entender se vou fazer alguma coisa, se depois vou intelectualizar e pensar em cima dele para produzir alguma coisa. Por enquanto, é mais um work in progress, algo que vou fazendo e mostrando, do que um trabalho pensado, conceituado. Vou só fazendo. Talvez depois, daqui uns meses, quando tudo isso melhorar, vou poder me debruçar um pouco e pensar sobre isso de maneira mais racional.

Jorge Bispo é responsável por vários ensaios editoriais e seu portfolio inclui nomes de revistas como TRIP, TPM e VIP. Confira algumas fotos incríveis tiradas por Bispo diretamente de sua casa!

View this post on Instagram

Johnny, 2020 Retrato feito por video chamada #facetime

A post shared by BISPO (@jorgebispo) on

View this post on Instagram

Nanda, 2020

A post shared by BISPO (@jorgebispo) on

View this post on Instagram

Nanda, 2020

A post shared by BISPO (@jorgebispo) on

VEJA TAMBÉM