“Mato Seco em Chamas” é o novo filme dirigido por Joana Pimenta e Adirley Queirós e protagonizado por Joana Darc Furtado e Andreia Vieira.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Mato Seco em Chamas” enxerga seus personagens como seres humanos e não apenas como pauta político-social.

Em meio a uma série de filmes que coloca o tema em primeiro plano, mas enfraquece a narrativa ao tornar os personagens meras peças para uma pauta político-social (como “Fogaréu”, “Medida Provisória”, “Regra 34” etc), há uma tendência no cinema nacional que bebe da fonte do neorrealismo italiano, do cinema independente americano, do cinema iraniano e do próprio cinema nacional e nomes como Eduardo Coutinho que humaniza seus personagens justamente ao misturar realidade e ficção. Ou seja, usar pessoas reais sendo elas mesmas, mas encenando uma história que conversa com suas vidas, mas é ao mesmo tempo criada.

Mato Seco em Chamas Analise do Filme 2

Assim, vemos Chitara, Léa e as demais personagens vivendo, tentando sobreviver como podem, sem um julgamento moral de certo errado e menos ainda com uma linearidade. Isso porque, não importa o que façam e quando façam, essas personagens vão estar sempre presos à marginalidade em um país dominado por um reacionarismo crescente. O fato de todos os personagens que vemos serem ex-presidiários só reforça tal ideia.

A câmera assume uma posição de observadora, entre planos visualmente potentes e outros bastante simples, os planos quase sempre estáticos funcionam quase como uma mosquinha só observando aquelas personagens e os acontecimentos que marcaram aquelas vidas e jornadas. Não há glamourização, quase tudo parece apenas uma realidade, como a arma na mão de Léa que é simplesmente algo que soa natural e não gera qualquer debate sobre. É, sem dúvida, um dos melhores filmes recentes.

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Mato Seco em Chamas
Data de lançamento: 23 de fevereiro de 2023
Direção: Joana Pimenta, Adirley Queirós
Elenco: Joana Darc Furtado, Andreia Vieira, Gleide Firmino
Gêneros: Drama
Nacionalidade: Brasil